Programa de Educação Ambiental

" A educação ambiental nas escolas é a transmissão de conhecimentos sobre o meio ambiente."

Palestras

A educação ambiental nas escolas municipais, estaduais e particulares é a transmissão de conhecimentos sobre o meio ambiente. A qualidade de vida de amanhã depende da visão das coisas e do mundo que a criança constrói a partir das experiências vivenciadas na família e na sociedade. Depende, sobretudo, do educador, na escola, da sua forma de encarar o futuro e de decidir diante de alternativas, propiciar experiências para motivar esta criança, contribuindo para sua formação integral.

Educar o amanhã significa, pois, também, propiciar a criação de uma mentalidade onde o interesse interesse coletivo supera o individualismo, a consolidação de uma consciência ecológica em prol da melhoria sempre crescente da qualidade de vida, com base numa convivência harmônica com o meio ambiente.

Visitas Orientadas

É uma extensão da sala de aula através de um contato com nossas áreas de preservação, preservação, Fazenda Santa Cecília do Ingá Ingá e Floresta da Cicuta.

Destina-se a alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, como complemento da educação ambiental formal. O conteúdo deve ser trabalhado em sala de aula, pelo professor, e a visita orientada vem acrescentar e enriquecer este conteúdo, através de um contato íntimo com a natureza. A prática é a melhor maneira de se aprender o equilíbrio da natureza, os seres vivos e as questões ambientais, pois é nela que encontramos todos os recursos para a compreensão de tudo que está a nossa volta.

Curso Jovem Jardineiro

É um curso profissionalizante de jardinagem que propicia aos adolescentes de 13 a 17 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, tendo em vista a inicialização profissional e também a de desenvolver práticas sadias relacionadas à preservação dos recursos naturais.

Coleta Seletiva

Com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos sólidos do Município, reaproveitar os materiais para que seja a reciclagem e educar nossa população, a SMMA realiza a Coleta Seletiva atualmente, em 16 bairros e 13 escolas da cidade.

Todo material recolhido é encaminhado para o Centro de Triagem, inaugurado em junho de 2000, onde todo o material é novamente separado, prensado e armazenado, para que posteriormente seja vendido.

Periodicamente, a verba arrecadada é repassada na forma de prêmios para as escolas que mais se destaca no projeto.

Nossa principal meta é, sem dúvida a Educação Ambiental, que não pode ser abordada apenas como como mais uma disciplina curricular e sim praticada por todos.

O que você deve fazer para conservar a natureza:

- Procure plantar mudas de árvores nativas, elas fornecem sombra, proporcionam abrigo e alimentos para vários animais, diminuem o vento forte e embelezam a paisagem.

- Preserve os morcegos, eles são importantes na polinização, no controle de insetos e na e na dispersão de sementes.

- Coleta seletiva de lixo, em casa, na escola, no prédio, o lixo separado pode ser doado ou vendido ajudando a preservar os recursos naturais.

- Mantenha as ruas, calçadas e praças limpas, jogue o lixo nas lixeiras, pois o lixo no no chão além de sujar a paisagem, pode entupir bueiros e causar alagamentos.

- Comprar animais silvestre é crime, contribui para a extinção de espécies. De cada De cada 10 animais capturados, 1 sobrevive. Não compre o último.

- Não solte balões, eles podem provocar incêndios. Fogueiras e cigarros acesos próximos às florestas também.

- Não fume em ambiente fechado, a fumaça além de poluir o ar, pode provocar câncer e outros males à saúde. Respeite os outros.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Sílvio Raulino de Oliveira, 139 - Ponte Alta - Volta Redonda, RJ | CEP: 27215620

Tel: (24) 3350-7346 | Email: smambiente@epdvr.com.br