Histórico

No ano de 1985 o então prefeito Dr. Marino Clinger promoveu uma reforma administrativa nas Secretarias Municipais. Nesse momento foi criada a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente primeiro órgão ambiental do nosso Município, substituindo o Departamento de Serviços Públicos.

Dez anos depois, em 1995, numa nova reforma administrativa, houve a separação dos órgãos ambiental e o de serviços públicos. Foi criada a COORDEMA Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente, efetivamente o órgão ambiental do Município, um dos pioneiros, no Estado do Rio, independente de outras secretarias.

Em 04 de fevereiro de 1997, o prefeito Antônio Francisco Neto sancionou a Lei Municipal numero 3326 Lei Ambiental de Volta Redonda, criando o Sistema Municipal de Meio Ambiente, formados pela COORDEMA, COMDEMA Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente.

No ano de 2002 a COORDEMA ganhou sua sede própria localizada na Rua Gal. Silvio Raulino numero 139 no bairro Ponte Alta, deixando as instalações adaptadas que ocupava no Parque Aquático da Ilha Pequena.

É de responsabilidade da COORDEMA a administração do Zoológico Municipal, a Fazenda Santa Cecília do Ingá, o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e a Casa da Agenda Agenda 21.

 

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Sílvio Raulino de Oliveira, 139 - Ponte Alta - Volta Redonda, RJ | CEP: 27215620

Tel: (24) 3350-7346 | Email: smambiente@epdvr.com.br