SOS Queimadas

Floresta da Cicuta

Área Total: 131,28 hectares Área de revelante interesse ecológico
Espécies animais: 16 de anfíbios, 19 de répteis, 187 de aves e 35 de mamíferos, alguns ameaçados de extinção, como o cágado-do-rio-paraíba, o bugio e o maracanã.
Espécies vegetais: importantes remanescentes de mata atlântica.

Fazenda Santa Cecília do Ingá (Produção permanente de mudas)

Área de preservação ambiental.
Área total: 211 hectares (maior reserva do município).
Espécies vegetais: cerca de 90 hectares são cobertos com mata atlântica nativa e trechos reflorestados.
Importância: a manutenção legal desta reserva está em proteger a biodiversidade dos ecossistemas dela inerentes e atuar como reguladora da qualidade do ar na região. Manter uma reserva próxima a área urbana e agir preventivamente para resguardar a saúde da população.

Abriga o horto municipal (maior do sul do estado), com produção de mais de 08 (oito) mil mudas por mês, utilizadas na arborização urbana, reflorestamento, contenção de encostas e recuperação de áreas degradadas.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Sílvio Raulino de Oliveira, 139 - Ponte Alta - Volta Redonda, RJ | CEP: 27215620

Tel: (24) 3350-7346 | Email: smambiente@epdvr.com.br