Operação Respira Volta Redonda

- Que operação é essa?

É uma operação que está sendo realizada pela SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e tem como objetivo reduzir a emissão de fumaça negra que vai para a atmosfera.

- Por que reduzir a emissão de fumaça negra?

Atualmente, os veículos são as principais fontes de poluição atmosférica e, desses, aqueles aqueles com motores a diesel são bastante prejudiciais ao Meio Ambiente devido a emissão de fumaça negra.

A fumaça negra é constituída de minúsculas partículas de fuligem que penetram nos nos pulmões e levam consigo compostos tóxicos, pondo em risco a saúde das pessoas, principalmente de idosos e crianças. Além disso, a fumaça negra danifica a vegetação, os edifícios, os monumentos e os logradouros logradouros públicos.

É necessário então reduzir a emissão de fumaça negra emitida pelos escapamentos de de veículo a diesel para que ocorra a melhoria da qualidade do ar que todos respiram.

Orientações para manter seu veículo em boas condições, evitando com isso o isso o agravamento da agravamento da poluição ambiental.

Fique Ligado! Aqui vão algumas orientações básicas para que você evite a autuação autuação ambiental. Faça seu veículo durar mais e melhore a melhore a qualidade do ar que respiramos.
1 Mantenha a bomba injetora lacrada, sem alterar a sua regulagem.
2 Exija sempre a regulagem do motor de acordo com as especificações da fábrica.
3 Troque periodicamente os fistro de ar e de combustível, de acordo com a orientação da fábrica.
4 Verifique os bicos injetores, pois eles podem estar carbonizados, desregulados ou alterados.
5 Mantenha sempre limpo o escapamento, pois quando entupido prejudica o motor.
6 Nunca "envenene" o motor. Isso significa aumento de consumo de combustível e de emissão de fumaça.
7 Conserve a pressão dos pneus como recomendado pela fábrica. Pressão baixa aumenta o aumenta o consumo e diminui a vida útil do pneu.
8 Regule os freios e a embreagem, pois isso diminui a poluição e aumenta a sua segurança.
9 Observe o seu veículo, se ele apresentar fumaça visível, pode estar na hora de manuteção.
10 Não ultrapasse o limite de carga permitido pela fábrica.
11 Dirija com cuidado, sem forçar exageradamente a capacidade limite do motor.
Atenção! Cuidado com o abastecimento do seu veículo. Combustível adulterado modifica o rendimento do motor e provoca provoca fumaça. Adquira-o em locais conhecidos.

- Sua colaboração é muito importante

Lembre-se: mantenha o motor do seu veículo sempre bem regulado e ajude a melhorar o ar que você, sua família e seus amigos respiram.

- Como é feito o controle de emissão de fumaça?

A medição da fumaça é realizada a partir da comparação visual da cor da da cor da da fuligem com o padrão com o padrão padrão de cores da Escala de Ringelmann Reduzida.

- Quais os limites permitidos de emissão de fumaça?

O enegrecimento da fumaça de veículos movidos a óleo diesel não poderá ser maior do que o padrão 2 da Escala de Ringelmann Reduzida, ou seja 40% de densidade colorimétrica. Acima desse padrão, o veículo poderá ser autuado.

- Fique atento as penalidades

Pelo Código Brasileiro de Trânsito:
Artigo 231 - Conduzir veículo produzindo fumaça, gases ou partículas constitui uma infração grave: multa de 120 UFIRs e 5 pontos na carteira.

- Pela Legislação Ambiental Municipal:

Lei 3326/97 -
Multa Padrão 3 ................. 2 UFIVRES
Multa Padrão 4 ................. 4 UFIVRES
Multa Padrão 5 ................. 6 UFIVRES

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Sílvio Raulino de Oliveira, 139 - Ponte Alta - Volta Redonda, RJ | CEP: 27215620

Tel: (24) 3350-7346 | Email: smambiente@epdvr.com.br