Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá

Com 211 hectares, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá é a maior área verde de Volta Redonda. O local pertence à cidade desde 1955, adquirido para o aproveitamento de seu potencial hídrico para abastecer parte do então núcleo urbano. Para evitar degradação ou desvio de sua finalidade, foi assinado, em 1962, um convênio com o Ministério da Agricultura para a criação do Parque Florestal Municipal, condição que permaneceu até 1988, quando foi transformada em Área de Proteção Ambiental, pela Lei Orgânica do Município.

Cerca de 90 hectares são cobertos por mata atlântica nativa e trechos reflorestados. A manutenção legal desta reserva está em proteger a biodiversidade dos ecossistemas dela inerentes e atuar como reguladora da qualidade do ar da região. Manter uma reserva próxima a área urbana age preventivamente e de forma positiva para resguardar a saúde da população.

A partir de 1993, com o objetivo de produzir mudas de espécies arbóreas apropriadas para a arborização urbana, reflorestamento, contenção de encostas e encostas e recuperação de área área degradada, a SMMA integrou à Reserva do Ingá o, Horto Municipal. Hoje, são produzidas no local mais de 8 mil mudas por mês, distribuídas pela prefeitura à população, associações, escolas e entidades ecológicas e comunitárias.

Para visitar a Fazenda do Ingá basta solicitar à SMMA, que orienta a permanência na reserva, de acordo com o objetivo do grupo. Atualmente, visitam a área estudantes, escoteiros, ambientalistas e pessoas interessadas em estudos e pesquisas.

A vigilância e a preservação da reserva, é garantida pelo Governo Municipal que criou o Grupo Ambiental da Guarda Municipal. São profissionais treinados, que receberam conhecimentos sobre legislação e noções de manejo e desativação de armas de desativação de armas de armas de caça e pesca. Eles pesca. Eles atuam na na Fazenda do Ingá, no Zoológico Municipal, na ronda de rios e das zonas de interesse ecológico.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Sílvio Raulino de Oliveira, 139 - Ponte Alta - Volta Redonda, RJ | CEP: 27215620

Tel: (24) 3350-7346 | Email: smambiente@epdvr.com.br