Agroambiental de Santa Rita de Cássia

- O Projeto

É um projeto de desenvolvimento sustentável que objetiva a execução de ações ambientais, utilizando como estratégia de planejamento, a microbacia de Santa Rita de Cássia.

- Os Objetivos

Executar trabalhos de investimentos e Educação Ambiental visando a defesa dos recursos naturais (solo e água), das famílias através da atividade agrícola por várias várias gerações, além da melhoria da melhoria da qualidade de vida para todos.

- Ações Planejadas

- Construção de um Centro de Educação Ambiental
- Proteção das nascentes
- Recuperação da mata ciliar
- Ações Agroambientais
- Controle de erosão
- Reflorestamento

- As Justificativas

Por ser uma importante comunidade agrícola, com produção estimada em mais de 150 toneladas por mês de hortaliças frescas e sadias que abastecem diariamente toda a região Sul do Estado, constitui-se na principal fonte de geração de emprego e renda na atividade rural do Município.

No entanto, com o uso intensivo do solo, começam a aparecer problemas fitossanitários, perda de produtividade, assoreamento de córregos, erosão e déficit hídrico.

- Execução

- Prefeitura Municipal de Volta Redonda (SMMA Secretaria Municipal do Meio Ambiente)
Implantação, Acompanhamento e Gerenciamento do Projeto.

- EMATER (Rio)
Projetos, Assistência Técnica, Extensão Rural e Acompanhamento.

- Associação dos Produtores
Apoio e Envolvimento Comunitário.

- A Vitória

Se observarmos atentamente, vamos constatar que somos uma das poucas comunidades do estado do Rio de Janeiro que conseguiu aprovar um projeto de tamanha importância agroambiental. São mais de R$130.000,00 a serem investidos no desenvolvimento sustentável de Santa Rita de Cássia. Uma vitória vitória indiscutível na melhoria da qualidade de vida da vida da população.

- Recursos

- Governo Federal: R$100.000,00
- PMVR: R$32.344,00
- Total: R$132.344,00