Programa Reciclagem de Papel

- Objetivo

A Coleta Seletiva na Prefeitura Municipal de Volta Redonda terá início com Programa de Reciclagem de Papel.

Devido ao grande consumo de papel e similares pelas repartições da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, teremos um grande ganho com o reaproveitamento do material descartado. Devendo ser a PMVR o exemplo nas ações desencadeadas no município.

O material será coletado através de recipientes de papelão personalizados, também recicláveis e posteriormente levado ao Centro de Triagem, onde será processado e vendido.

Desta forma, estaremos contribuindo também para aumentar o tempo de vida útil do Aterro Sanitário de Volta Redonda.

- O que é Lixo?

Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo proveniente da atividade humana, também denominadoResíduos Sólidos.

- Reduzir, Reutilizar e Reciclar (3 "Rs")

Devemos utilizar os 3 “Rs” paraReduzirao máximo a quantidade de lixo que produzimos eReutilizartudo que pudermos para entãoReciclar.

- O que é Reciclagem?

Reciclagem consiste no aproveitamento de um bem descartável como matéria prima na produção de outros bens.

- Qual a Importância de se Reciclar?

É importante para a cidade e para a natureza. Agindo dessa forma ajudamos a economizar recursos naturais, comoPetróleo,ÁguaeÁrvores.

-O que é Coleta Seletiva?

É a coleta de lixo feita após uma prévia separação de acordo com o tipo de lixo, como por exemplo: Plástico, Metais, Vidros , Papéis, etc.

- Como Separar o Lixo?

Para separar o lixo existe um padrão de cores dos recipientes coletores, que é usado no mundo inteiro:

Amarelo:Metal
Azul:Papel
Laranja:Orgânico
Vermelho:Plástico
Verde:Vidro

- Para Reduzir o Lixo:

1 - Não jogue papel no chão

2 - Evite o desperdício.

"O seu papel é o principal!"

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Sílvio Raulino de Oliveira, 139 - Ponte Alta - Volta Redonda, RJ | CEP: 27215620

Tel: (24) 3350-7346 | Email: smambiente@epdvr.com.br