Informações IPTU

1- Qual é a data de vencimento do IPTU?
O vencimento do IPTU é informado no seu carnê de IPTU, através da mídia e out door espalhados anualmente pela cidade.

2- Onde posso pagar meu IPTU?
Agências lotéricas conveniadas com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banespa e Banco Santander.

3- E se não pagar meu IPTU no dia do vencimento?
Incidirá multa de 2% (dois por cento) para até 30 dias de atraso, 5% (cinco por cento) para mais de 30 dias, até 60 dias de atraso e de 10% (dez por cento) para pagamento de cotas atrasadas com mais de 60 dias e até o mês de dezembro (data no carnê).
Você poderá utilizar a mesma guia que recebeu em casa para pagar o IPTU até a data limite nela prevista. Os encargos pelo atraso estão especificados no seu carnê.

4- Quero uma revisão do meu IPTU. Como devo proceder?
Você tem a partir da Notificação (recebimento da cobrança), um prazo Legal para contestar de no máximo 30 (trinta) dias através de um processo administrativo.

5- Qual o prazo Legal que tenho para contestar o meu Imposto?
Você tem a partir da Notificação (recebimento da cobrança), um prazo Legal para contestar de no máximo 30 (trinta) dias através de um processo administrativo.

6- Não tenho recebido o meu carnê para pagamento o que eu devo fazer?
Este é um dos grandes problemas para o Cadastro Imobiliário, pois os endereços de correspondências não são atualizados pelos contribuintes. Mas, resolve-lo é simples, basta que você preencha a guia que se encontra no verso da segunda folha do seu carnê de IPTU e entregue nos guichês 09 ou 10 na Prefeitura ou ainda nos envie um e_mail com seus dados cadastrais (não esquecer o n.º da inscrição) para os seguintes endereços: dci.smf@vr.rj.gov.br ou di.smf@vr.rj.gov.br ou nos contate pelos telefones: 3345-4444, ramais 210, 211 ou 215.

7- O Lote Vago paga IPTU?
Com certeza, pois o Imposto incide sobre terrenos e edificações. Portanto você tem que ter para o seu Lote Vago, um endereço de correspondência para que o seu carnê possa chegar em suas mãos e, evitar que seu nome vá para a Dívida Ativa por falta de pagamento.

8- O que acontece quando não pago o meu IPTU no ano?
No primeiro dia útil do ano seguinte ao vencimento de seu imposto, você será incluído na Dívida Ativa do Município e, seu imposto será convertido em UFIVRES corrigida e, acrescido de multa de 20% (vinte por cento) sobre o crédito atualizado, mais juros de 1 % (um por cento) ao mês a partir da sua inscrição.

9- Deixei de pagar os IPTU de anos anteriores, o que devo fazer?
Você deve procurar a Dívida Ativa no guichê 01 da Prefeitura para pagar a vista ou parcelar a sua dívida, evitando assim maiores problemas, inclusive judiciais.


Secretaria Municipal de Fazenda
Praça Sávio Gama, nº53 - Aterrado | CEP: 27295-620
Tel: (24) 3345-4444 | Ramal: 613 | Fax: (24) 3346-4957 | Email: smf@epdvr.com.br