Fiscalização da STMU flagra e notifica estacionamento irregular em via pública

Fiscalização da STMU flagra e notifica estacionamento irregular em via pública

Transporte coletivo estava estacionado na Ponte Alta provocando risco de acidentes

 

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda recebeu reclamações de que ônibus que fazem o transporte coletivo particular estavam estacionados irregularmente na Rua 251 no bairro Ponte Alta, causando risco de possíveis acidentes de trânsito.  A fiscalização esteve no local e confirmou três ônibus, uma van e um carro Opala estacionados irregularmente.

 

A secretaria está atenta às reclamações da população para que o trânsito funcione com segurança. E por Lei, empresas de transporte coletivo são obrigadas a guardar os veículos nas garagens, não podendo abandoná-los ou deixá-los estacionados irregularmente em via pública, que não pode ser transformada em garagem”, enfatizou o secretário.

 

O secretário Wellington Silva designou dois fiscais com acompanhamento da Guarda Municipal para verificar a reclamação no local e tomar as providências necessárias. Duas empresas foram notificadas e terão 30 dias para corrigir as falhas ou serão.

 

No atendimento a população, os fiscais e a Guarda Municipal constataram que as empresas estavam desrespeitando a Lei Municipal, que proíbe o estacionamento definitivo do transporte coletivo em via pública.

 

Os proprietários das empresas foram notificados a corrigir a falha no prazo de 30 dias, ou serão multados na próxima fiscalização. Esta é a terceira fiscalização feita pela Secretaria de Transporte nesta rua do bairro Ponte Alta.

 

Após a fiscalização, os veículos foram retirados da via pública. “Se daqui a 30 dias, a fiscalização retornar ao local e o problema persistir, as empresas serão multadas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana”, afirmou Sidney.

 

Texto de José Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas

2ª Conferência de Mobilidade Urbana tem ampla participação da sociedade

2ª Conferência de Mobilidade Urbana tem ampla participação da sociedade

Durante encontro se debateu as soluções para Volta Redonda; Conselho Municipal de Mobilidade Urbana também foi eleito

A 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda que teve início na sexta-feira, 19, foi concluída neste sábado, 20, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi mais um importante passo para se implantar as políticas públicas destinas a mobilidade urbana.

O Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva fez a leitura do decreto, explicou passo a passo os diagnósticos apurados nos últimos meses durante varias reuniões nos bairros e reforçou a importância da conferência como mais uma etapa na construção da Mobilidade Urbana deforma democrática.

“É muito importante que essas nossas discussões sejam baseadas a partir de uma visão que aqui prevalece o coletivo e não o individual. Temos que deixar as pequenas diferenças individuais para falarmos do bem para toda a sociedade”, comentou o secretário Wellington.

O vice-prefeito Maycon Abrantes endossou as palavras do secretário. “Estamos propondo um novo modelo para a cidade e para isso, a participação de todos é muito importante”, disse Maycon.

As principais questões apresentadas na conferência foram detectadas a partir das reuniões com as comunidades. O resultado apresenta uma grande demanda no transporte coletivo. Outra demanda também bem recorrente foi na infraestutura. Através desses resultados foi possível traçar metas.

Segundo Júlio Andrade, secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, foi realizada uma síntese dessas reuniões

 

“Cerca de 500 pessoas participaram dos encontros, fizemos um mapa, bem detalhado e conseguimos trazer a população para discutir o plano de mobilidade. São dados consolidados dessa etapa, foi bem amplo o processo”, disse Júlio.

Com a participação da população foi realizada a eleição dos membros que vão fazer parte do Comutran (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana).  O conselho tem como função validar e fazer a fiscalização do Plano de Mobilidade.

Durante a conferência, foram criados cinco grupos de trabalho para debater problemas e possíveis soluções para a mobilidade da cidade. Separados por categorias os representantes puderam debater sobre o tema, com o auxilio de um mapa da cidade. De acordo com Alexandre Cury, que participou do grupo dos ciclistas, o debate foi pertinente e democrático.

“Tudo o que estamos dialogado está sendo válido, precisamos achar soluções para os problemas de mobilidade da cidade.As políticas públicas nascem das necessidades da população e de determinados grupos. O ciclista esta buscando seu espaço que nunca antes foi pensado e agora estamos tendo esse momento”, contou. E assim foi o pensamento de todos os segmentos da sociedade representados nos grupos.

Durante a Segunda Conferência também foi eleito o Comutran (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana). A eleição foi realizada pelas pessoas que participaram da conferência e se candidataram antecipadamente para concorrer a uma cadeira nos seguimentos.  

Para o prefeito Samuca Silva, todo esse processo mostra os caminhos a serem seguidos por Volta Redonda.

“Precisamos e vamos modernizar Volta Redonda com muito diálogo com todos os segmentos da sociedade. A construção da Mobilidade Urbana também está sendo dessa maneira. Democrática e sempre pensando no melhor para todos”, finalizou o prefeito. 

 

Maria Clara Sales com fotos de Evandro Freitas / Secom – VR

 

 

Legislação sobre fretamento avança em Volta Redonda

Legislação sobre fretamento avança em Volta Redonda

Além de se reunir com Detro, empresas e ônibus e centros universitários, STMU prevê debate mais amplo com a sociedade

 

A criação de uma legislação para o serviço de fretamento em Volta Redonda deu mais um passo na manhã desta sexta-feira, dia 19. Uma equipe da secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) promoveu mais uma reunião com representantes do Unifoa (Centro Universitário de Volta Redonda), do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro), e das empresas de ônibus, Colocen e Pinheiral. O encontro aconteceu no auditório da Seplag (Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão).

 

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, o saldo foi positivo. “O único objetivo da STMU é criar uma legislação de fretamento para todo o município que regulamente e dê segurança aos usuários. Para isso, contamos com apoio de todos eles”, ressaltou Wellington.

 

A legislação está sendo estudada pela STMU e vai permitir que os centros universitários de Volta Redonda contratem diretamente o serviço de transporte como serviço regular, através do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda) e as empresas.

 

Durante o encontro, os representantes da Unifoa entregaram a relação de pontos que pretendem utilizar para efetuar o transporte social oferecido pela instituição para os estudantes. O documento foi aprovado pelo diretório acadêmico com ampla representação estudantil. A STMU informou que os pontos serão mapeados e verificados. Posteriormente, se tudo estiver correto, a secretaria irá homologar e sinalizar esses locais de parada.

 

Fretamento – O transporte por fretamento se caracteriza por ter local de partida e local de chegada. Qualquer pessoa pode contratar uma pessoa jurídica para fazer esse transporte, a lei permite, mas existe uma série de regras a serem seguidas, para não configurar transporte público, nem clandestino.

 

“Não há impedimento para esse transporte ter mais de um ponto de coleta, mas não pode parar de ponto em ponto. Também tem que ter uma forma que garanta que todo mundo que está ali, nesse caso, é estudante. Além disso, tem a questão da idade mínima dos ônibus e a vistoria. Priorizamos a segurança e o cumprimento da lei”, acrescentou Wellington.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR

 

 

Volta Redonda capacita agentes de trânsito de forma inédita

Volta Redonda capacita agentes de trânsito de forma inédita

Curso semipresencial é inovador na gestão municipal e vai realizar aperfeiçoamento profissional para guardas municipais e equipe da STMU

 

O prefeito Samuca Silva abriu, na manhã desta segunda-feira, dia 15, a aula inaugural do Curso de Agente de Trânsito no auditório da prefeitura. O treinamento na modalidade semipresencial é inédito para os servidores e vai capacitar guardas municipais e agentes da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).

 

“Isso é inovador, demonstra que a nossa forma de gestão está dando certo e é só o inicio de uma mudança que vai se estender ainda mais. Para esse ano, temos a previsão da estruturação de equipamentos, tanto de motocicleta quanto de viaturas, o concurso da Guarda Municipal vai efetivamente sair e quero que as provas aconteçam já em abril.”, ressaltou o prefeito.

 

A novidade agradou os alunos, como o inspetor da Guarda Municipal, João Ermenegildo Ribeiro, que atua há 27 anos na corporação e valorizou o aprendizado oferecido pelo governo municipal.

 

“No nosso dia a dia, temos que ter cada vez mais conhecimento, principalmente para nós que lidamos com o público. Isso soma. Quando fiquei sabendo do curso, me voluntariei, porque o curso é válido para a vida profissional e a pessoal”, comentou João.

 

Atendendo a uma exigência da portaria de nº 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o curso tem 200 horas de carga horária e é voltado para profissionais que executem atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. Cada módulo terá avaliação presencial.

 

“Esse curso vai ser importante para a matriz curricular nacional de Guarda Municipal, que é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O treinamento tem duas vertentes: a capacitação do homem no trânsito e parte da capacitação dele como Guarda Municipal”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, lembrando que outras capacitações serão realizadas, como adestramento de cães, treinamentos de tiro, florestal, ambiental, dentre outros, para que o guarda municipal possa atuar em várias áreas.

 

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, o curso vai além de atender a parte legal, mas também trazer questões relacionadas à psicologia aplicada ao trânsito, o idioma.

 

“Tem também uma questão importante que é o foco na orientação dos condutores. O agente de trânsito não existe apenas para multar, mas também para atuar de forma preventiva e orientadora”, explicou Wellington.

 

O curso de Agente de Trânsito faz parte da iniciativa de formação de servidores municipais que está sendo articulada pela Escola de Gestão, em conjunto com a Guarda Municipal, a STMU e a Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag).

 

A Seplag está dando apoio para viabilizar o projeto Escola de Governo, que é uma iniciativa para valorizar o servidor e ofertar cursos de formação para que eles também possam exercer melhor suas atividades no dia a dia, segundo informou o secretário da pasta, Júlio Andrade.

 

“Por ser um curso semipresencial, ganhamos na hora de montar as escalas e na condição de fazer com que o servidor concilie adequadamente o seu trabalho com o aprendizado e melhoria do trabalho dele enquanto agente público”.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR

 

 

Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana

Av. dos Trabalhadores, n° 333 - Centro - Volta Redonda - RJ | CEP: 27255-125
Tel: (24) 3343-7060 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.