Cidadão
Reconhecendo o direito de acessibilidade de todas munícipes à Cidade, o Governo Municipal de Volta Redonda cria o serviço TRANSPORTE CIDADÃO, de forma a garantir às Pessoas com Deficiência Física sua inclusão social, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida em nosso Município.
Este serviço tem como objetivo oferecer e disponibilizar, gratuitamente, aos Portadores de Necessidades Especiais e Mobilidade Reduzida, permanentes ou temporárias, uma alternativa de transporte projetado e adaptado especificamente à sua condição e que facilite e assegure o seu mais elementar direito de cidadão: o de ir e vir.
O serviço TRANSPORTE CIDADÃO quer contribuir para o resgate da dignidade e melhoria da qualidade de vida de um importante segmento da população, de forma a termos uma cidade mais humana e sensível aos anseios dos seus cidadãos.
PÚBLICO ALVO
O TRANSPORTE CIDADÃO visa atender, exclusivamente, aos Portadores de Necessidades Especiais e Mobilidade Reduzida, permanentes ou temporárias, que necessitam utilizar cadeiras de rodas para o seu deslocamento ou equipamento para auxiliar à deambulação, com dificuldades de utilização dos meios de transporte comuns, e que tenham residência fixa em Volta Redonda.
Credenciamento
§ Para credenciar a este serviço, o interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição e Cadastramento de Usuário, que deverá ser solicitada no seguinte endereço:
SUSER – Superintendência dos Serviços Rodoviários
Av. dos Trabalhadores, 333 – Centro
Tel.: 3343-7035.
§ Após a análise dos dados cadastrais, a decisão sobre a confirmação ou não do credenciamento será informada ao interessado através de comunicado da SUSER.
§ O credenciamento do usuário, Portador de Necessidades Especiais e Mobilidade Reduzida temporária terá validade de 1(um) ano, devendo ser renovado ao final desse período.
Acompanhante
§ O Usuário terá direito a acompanhante no TRANSPORTE CIDADÃO quando definido por avaliação médica, constante do processo de credenciamento.
§ Fica vedada a utilização do TRANSPORTE CIDADÃO por acompanhante sem a presença do respectivo Portador de Necessidades Especiais e Mobilidade Reduzida credenciado.
OPERACIONALIZAÇÃO
O serviço TRANSPORTE CIDADÃO será realizado por dois microônibus e duas vans , equipados com elevador eletro-hidráulico para cadeira de rodas, especificamente projetados para este serviço.
Horário de Funcionamento
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, no horário de 07:00h às 21:00h, e aos sábados de 07:00h às 12:00h.
Critério de Atendimento
Na impossibilidade de se poder atender a todos os pedidos, fica estabelecido o critério de prioridade abaixo, que leve em conta a necessidade para locomoção:
1. Tratamento de saúde;
2. Atendimento a programa de reabilitação;
3. Educação;
4. Trabalho.
Como Solicitar e Usar o Serviço
Após receber o credenciamento, o usuário poderá fazer o uso do serviço após passadas 48hs do credenciamento, devendo, para isso, telefonar diretamente para a Central de Atendimento (tel.: 3343-7035), com antecedência mínima de 24h (vinte e quatro horas) e ter em mãos as seguintes informações:
a) Data de seu deslocamento;
c) Endereço do local de origem e do local de destino do seu deslocamento;
d) Horário que precisa chegar ao destino e a flexibilidade deste horário.
Notas importantes:
1. Nos casos de viagens de rotina, a Central de Atendimento manterá a programação, normalmente;
2. Na data do deslocamento, o usuário deverá estar no local de origem na hora marcada;
3. Se em decorrência de problemas de trânsito, o motorista se atrasar, o usuário deverá aguardar até trinta minutos após a hora marcada, findo esse tempo, ligará para a Central de Atendimento para as providências necessárias.
Usuário Ausente
O usuário será considerado ausente caso não esteja no local e hora agendados. Neste caso, a viagem de retorno será cancelada, automaticamente.
Nota: Se o usuário for considerado ausente por três vezes consecutivas ou não, num período de seis meses, sem motivo justificável, seu credenciamento será revisto, podendo ocorrer o seu descredenciamento.
Alterações e Ocorrências
O usuário deverá informa, imediatamente, à Central de Atendimento, toda e qualquer alteração ou ocorrência relacionada ao vínculo com esse serviço, tais como:
a) Qualquer irregularidade na prestação do serviço;
b) Qualquer alteração de endereço;
c) Alteração do número do seu telefone de contato;
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
Podem ser encaminhadas para Central de Atendimento, tel.: 3343-7395, ou pelo site.
INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO
Preencher a Ficha de Inscrição e Cadastramento do Usuário com letras de forma e sem rasura, e entregá-la na SUSER, no horário de 07:30h às 11:30h, ou de 13:00h às 17:00h, na Av. dos Trabalhadores, 333 – Centro, acompanhada dos seguintes documentos:
- 1 foto 3x4 colorida e recente;
- Cópia do comprovante de residência recente;
- Cópia da identidade do candidato;
- Cópia da identidade do resonsável;
- Laudo Médico original recente com o CID e o CRM do profissional.
Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana
Av. dos Trabalhadores, n° 333 - Centro - Volta Redonda - RJ | CEP: 27255-125
Tel: (24) 3343-7060 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.