73,40% do público alvo já vacinados contra poliomielite

Balanço da campanha

A procura pela vacina contra a paralisia infantil obteve aumento significativo nesta reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Volta Redonda. Pelo menos 10.366 doses foram aplicadas, totalizando 73,40% do público alvo - crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – imunizadas. A faixa etária que mais esteve nas Unidades de Saúde foram crianças menores de um ano de idade, somando 1.388 doses aplicadas, atingindo um percentual de 83,16% de vacinação para esse grupo.

Outro grupo que também se mostrou receptivo à campanha foram as crianças com 2 anos de idade, cuja adesão soma até agora 2.341 doses aplicadas, com percentual de 80,86%. Esta realidade, no entanto, não acompanha os pequenos com 1 ano de idade que obtiveram o menor percentual de adesão, apenas 64,73%. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR) é atingir 95% de doses aplicadas, somando 14.122 crianças imunizadas contra a doença.

Até a próxima sexta-feira, 28, todas as UBS e UBSF (Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família) continuam abertas das 8 às 17 horas para receber as crianças.  É importante ressaltar que não existe tratamento para a poliomielite. A vacinação é a única forma de se prevenir a doença. O Ministério da Saúde ressalta que a imunização ocorre entre  90% a 95% dos casos  Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

Considerada extremamente segura, a vacina não tem contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

- A doença ainda não está erradicada no mundo e, por isso, reforçamos a importância desta  vacina, principalmente quando o nosso país esta recebendo turistas de diversos países – enfatizou  a coordenadora do setor de  Epidemiologia da SMS/VR, Ana Valéria Maia.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.