Secretaria de Saúde realiza audiência pública de prestação de contas na Câmara Municipal

Audiência será nesta quarta (dia 24), ás 19h, no plenário da Câmara Municipal, para apresentar resultados e as ações desenvolvidas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda realiza nesta quarta-feira (dia 24), às 19h, uma Audiência Pública para prestação de contas da gestão da Saúde no município, referente ao terceiro quadrimestre de 2015. O evento, aberto à comunidade, ocorrerá na Câmara Municipal, no Plenário do Legislativo, Rua Lucas Evangelista,  511, Aterrado.

O objetivo é apresentar à população os resultados e as ações desenvolvidas pela SMS no referido período, com dados da oferta de serviços e informações sobre os recursos aplicados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município. Trata-se de uma agenda de cumprimento da legislação vigente do SUS/Lei 8142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área de saúde.

Investimentos como os R$ 14 milhões na Rede de Atenção Básica,  aplicados em reforma e ampliação de todas as unidades de saúde, além da construção de cinco UBSF – São Sebastião, Voldac, Santa Cruz, Água Limpa e Jardim Belvedere – são números a serem apresentados à população nesta reunião de trabalho. Estas obras, de acordo com relatório da SMS, possibilitaram inclusive a cobertura de 100% da população atendida na Rede de Atenção Básica.

E as obras não param: o relatório da Prestação de Contas mostra que foram realizadas 55 obras na Atenção Básica. E associada a elas, os investimentos na Saúde Pública também atenderam outros setores, como o Hospital Municipal Munir Rafful que passou de 65 leitos para 107 leitos atuais. Número que deverá subir ainda mais: esta unidade vai ganhar, em breve, outros 75 leitos para internação de média complexidade, além de dobrar os números de leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), que passarão de seis para 12.

Ainda falando em Rede Hospitalar o município conta com um sistema de bem amplo sendo: dois hospitais públicos – São João Batista e Munir Rafful; um Banco de Leite Humano; um Banco de Tecido Ocular; um Núcleo de Hemoterapia e uma Rede Conveniada – para cirurgias cardíacas, oncologia, diagnose, além de leitos de UTI.  Como reforço aos hospitais e que recebem constantes investimentos há ainda o CAIS Aterrado, SPA Conforto, Sala de Estabilização da Santa Cruz e UPA Santo Agostinho.

OUTROS INVESTIMENTOS - Ainda  pensando na saúde como um todo, os investimentos seguiram atingindo o setor administrativo, com a informatização da Rede de Atenção Básica e a adesão ao HÓRUS (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica), para regulação de medicamentos, do Ministério da Saúde. A  implantação desse novo sistema possibilitou, entre outros benefícios, a identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação.

Com o HORUS é possível ainda realizar o rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados, assim como o agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições. O novo sistema garante também que seja efetuada a consulta ao histórico de atendimento, o controle e monitoramento dos recursos financeiros, investidos na aquisição e na distribuição dos medicamentos.

RESULTADOS – Para acompanhar os avanços garantidos pelas obras, a Secretaria Municipal de Saúde também inovou ao aderir ao programa Farmácia Viva, que passou a ofertar a fitoterapia, permitindo aos usuários da rede pública o acesso à  promoção do uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos. E o resultado de tantos investimentos não poderia ser diferente: associado ao aumento do número de procedimentos, esta a redução nas estatísticas de doenças, entre elas, os óbitos por câncer de mama, que caíram de 29, em 2009, para 22, no ano passado.

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.