Saúde realiza ações de prevenção contra as DST’s /AIDS e Dengue no Carnaval

 

 

 

 

        Com o tema “Se tem festa, tem que ter camisinha”, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, durante as festividades de Carnaval, na Ilha São João, atividades de Prevenção à Aids e (DST´s)  Doenças Sexualmente Transmissíveis. Durante os próximos quatro dias, haverá uma tenda da SMS/VR, com distribuição de preservativos e folderes, orientando foliões sobre a importância da prática do sexo seguro em todas as relações.

        Serão disponibilizados, durante o evento, pelo menos 30 mil preservativos, sendo 16 mil, destinados à Ilha São João. O restante do estoque está distribuído na rede de Urgência e Emergência: Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, no Retiro; Hospital São João Batista; SPA Conforto; SPA Aterrado; Sala de Estabilização Santa Cruz e UPA Santo Agostinho. As Unidades da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF) também receberam, no decorrer da semana, que antecedeu o Carnaval, preservativos, informativos e cartazes com orientações sobre a importância do sexo seguro.

        - O alerta é para o uso de preservativo em todas as relações sexuais, inclusive nas estáveis, com parcerias fixas – ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que essa conduta deve ser reforçada principalmente no Carnaval, quando as pessoas estão mais suscetíveis à prática do sexo sem proteção.

       O uso do preservativo é o principal caminho para frear, inclusive, os números de casos de Aids no país e em  Volta Redonda. Dados do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) apontam o aumento de casos novos de HIV nos últimos dois anos. Em 2014, o município registrou 134 casos e 2015 esse número subiu para 142. A coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS, da SMS/VR,  enfermeira Sandra Regina Coutinho, reforçando que “a camisinha ainda é a melhor prevenção para se evitar a contaminação pelo vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a sífilis”.

 Dia a dia - O serviço de DST/AIDS de Volta Redonda funciona no CDI (Centro de Doenças Infecciosas), na Rua Dionéia Faria, 329, Aterrado, que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por  médicos especialistas, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo, assistente social, cirurgião – dentista e técnicos de enfermagem.  São disponibilizadas  consultas, dispensação de medicamentos e preservativos, testagem para o vírus do HIV e outras doenças.  Outro serviço é o Disque Aids, 08000230202, que fornece informações educativas abordando a doença e as formas de transmissão e tratamento.

DENGUE - Além da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS, o Carnaval de Volta Redonda, na Ilha São João, também vai aderir a Mobilização Popular Volta Redonda Unida Contra a Dengue. Haverá a distribuição de material informativo orientando a população sobre a importância de se eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite o chikungunya e o zika vírus.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.