Saúde realiza curso de descentralização de teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatite B e C
- Detalhes
- Criado em Quarta, 27 Agosto 2014 12:25
- Última atualização em Quarta, 27 Agosto 2014 12:25
- Publicado em Quarta, 27 Agosto 2014 12:25
Curso foi destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família
Pelo menos 300 enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participam do curso de capacitação para aplicação do teste rápido de Sífilis, HIV/Aids, de Hepatite B e C. Iniciada este mês, a capacitação segue até dezembro, data prevista para que todas as unidades de saúde da Rede de Atenção Básica passem a ofertar o teste rápido para detectar estas doenças.
A Policlínica da Mulher e a Policlínica do Idoso também entram na lista de unidades que ofertarão estes exames, que atualmente podem ser feitos apenas nas Unidades de Saúde da Família do Santo Agostinho, Siderlândia e São Geraldo, também no Centro de Doenças Infecciosas (CDI) Dr. Luiz Gonzaga Clímaco. O objetivo da descentralização desses exames é garantir o diagnóstico precoce destas doenças que, se detectadas em fase inicial, possibilita um tratamento mais eficaz, com maior qualidade de vida ao paciente.
Ministrado por profissionais de saúde do CDI e da rede laboratorial, o curso acontece das 8h às 17h, no UniFOA – Campus Aterrado. Durante as aulas os alunos passam por uma capacitação técnica e operacional, para que sejam habilitados a realizar os testes, assim como também atuar na prevenção, detecção, investigação, notificação e encaminhamento dos casos. O diagnóstico destas doenças é imprescindível no pré-natal, por contribuir para a saúde da gestante e evitar possíveis transmissões dessas doenças - da mãe para o bebê. “Embora já conste na rotina do pré-natal, com a descentralização do tratamento, acreditamos poder abranger um número ainda maior de gestantes em um tempo bem mais curto”, ressaltou a coordenadora do CDI, Sandra Regina Coutinho.
Outra vantagem apontada pela coordenadora do CDI, com a implantação do teste rápido desses exames, será a maior agilidade para detectar portadores do HIV, principalmente em pacientes com o diagnóstico de tuberculose. “A tuberculose é uma doença oportunista que mais leva a óbitos, os pacientes com HIV”, concluiu Sandra.
TESTES - Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dispositivos de testagem para chegar ao resultado, que demora em média 30 minutos. Se o resultado for positivo, o paciente é encaminhado para confirmação do diagnóstico, tratamento e acompanhamento pela equipe multidisciplinar do Centro de Doenças Infecciosas, unidade onde funciona o Programa de DST/AIDS e de Controle das Hepatites virais.
A indicação dos testes são para os pacientes com tuberculose, gestantes acima de seis meses, pessoas vítimas de acidentes biológicos, pacientes sintomáticos com suspeitas clínicas para Sífilis, AIDS e Hepatite B e C. Quando há indicação médica pela unidade de saúde em que o usuário está sendo acompanhado. Aqueles que não estão contemplados nestes critérios devem procurar o CDI - na rua Dionéia Faria, n°329, no Aterrado, das 7h às 9h, sempre as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras para a realização dos testes.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças | CEP: 27295-390
Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637 | Tele/fax: (24) 3347-4148 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.