‘Conexões Musicais : musicoterapia, saúde mental e teoria ator-rede’

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde,  realiza a apresentação e tarde de autógrafos  do livro “CONEXÕES MUSICAIS: musicoterapia, saúde mental e teoria ator-rede”, da escritora e professora, doutora Raquel Siqueira-Silva. Com lançamento marcado para dia 15, das 14 às 17 horas, na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, o livro é fruto de uma tese de doutorado da escritora, abordando práticas musicais e artísticas na saúde mental no Brasil e Portugal.

A pesquisa realizada durante estudos na Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e na Universidade de Coimbra, em Portugal, resultou em 264 páginas que abordam a Reforma Psiquiátrica Brasileira e a Psiquiatria de Setor, em Portugal. Neste contexto, a autora identifica, no Brasil, um movimento com formação de grupos musicais que seguem os ideais libertários da Reforma Psiquiátrica Brasileira e afirma que, estes grupos, contribuíram para a divulgação dos modos de tratamento que incluem respeito, dignidade, liberdade e autonomia dos usuários de serviços de saúde mental.

A obra, que chega ao mercado através da Editora Appris, traz à trajetória da autora, que começou com a criação coletiva do Projeto Mágicos do Som, criado com os usuários do Programa de Saúde Mental da SMS/VR, na unidade Usina de Sonhos. Este trabalho foi, inclusive, relatado e referenciado na dissertação de mestrado da autora, que no doutorado ampliou este movimento
para todo o Brasil.

Nos relatos, a discussão toma como base as produções de autonomia e empoderamento de coletivos, através de práticas artísticas e culturais, tema  discutido em pesquisa de pós-doutorado da autora, em Coimbra, entre 2013 e 2014. Os Mágicos do Som já foram citados ainda em artigos acadêmicos no Brasil e em Portugal.

Este tema ganhou espaço ainda durante Congresso Mundial de Musicoterapia, na Áustria, em 2014. A experiência brasileira serviu ainda de exemplo para projetos internacionais, que visaram a melhoria dos serviços de saúde mental de Portugal. O país passou a ter um novo olhar sobre este assunto, após conhecer os avanços obtidos pelas experiências brasileiras.

- O trabalho iniciado em Volta Redonda foi ampliado e, agora, retorna para esta cidade, com o lançamento deste livro que marca a certeza de que a experiência iniciada neste município foi fundamental para a atuação antimanicomial – ressaltou a doutora Raquel Siqueira.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.