Ações educativas marcam Dia do Homem no município

 

     Em comemoração ao Dia do Homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, em parceria com a Guarda Municipal, realizou nesta quarta, dia 15, diversas atividades orientando o público masculino quanto a importância de se adotar ações destinadas a promoção da saúde e prevenção a doenças. O evento, que aconteceu na Ilha São João, conquistou a adesão de pelo menos 300  participantes, com idades entre 20 a 59 anos.

 

     Durante todo o dia, o público masculino pode aferir pressão arterial e glicemia capilar. Nas rodas de conversa, os participantes foram orientados sobre a importância da atividade física, alimentação saudável, entre outros itens, imprescindíveis à boa qualidade de vida dos homens, assim como aumento da expectativa de vida do público masculino. Outra meta dos organizadores do evento foi quebrar barreiras culturais que, muitas vezes, impedem o homem de cuidar da sua própria saúde.

 

     As doenças cardiovasculares, o diabetes, colesterol, a pressão alta e o tabagismo são fatores que, podem contribuir para a morte precoce entre os homens. Em boa parte dos casos, estas doenças estão relacionadas aos maus hábitos de vida, como a falta de atividade física e alimentação rica em sal e gordura, deixando os homens mais vulneráveis às doenças, especialmente, as enfermidades graves e crônicas.

 

     Pesquisas em diversos setores de saúde pública revelam ainda que os  homens recorrerem com menor frequência, em relação às mulheres, aos serviços de atenção primária. Boa parte deles acaba buscando assistência médica e profissional somente quando a doença se agrava. Esta realidade é fator determinante para o aumento das incidências de doenças e de mortalidade entre essa clientela.

 

     Em função desta realidade, presente em todo o país, a SMS/VR, buscando  prevenir os agravos de saúde específicos do gênero masculino,  implantou no município, em 2010, em detrimento da Política Nacional do Ministério da Saúde, o Programa de Atenção Integral a Saúde do Homem. A política traduz o anseio da sociedade ao reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública.

 

     A secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, esclareceu que a medida visa ainda organizar um conjunto de ações que possam promover o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade por causas preveníveis e evitáveis entre essa população.  A proposta deste Programa é ampliar, cada vez mais, o acesso dessa clientela, através das Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica (UBSF e UBSF), ao autocuidado e à saúde como um direito básico e de cidadania.

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.