Várias atividades marcam as comemorações da Luta Antimanicomial em Volta Redonda

       A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), através da sua Área Técnica de Saúde Mental, realiza uma extensa programação comemorativa à Semana da Luta Antimanicomial que, este ano, tem como tema “Saúde Mental, acolhendo, transformando e integrando vidas no contexto social”. As atividades começaram no dia 14 de maio e vão até o dia 11 de junho. A proposta principal é promover a autonomia e liberdade das pessoas com transtornos mentais, além de capacitar os profissionais das Redes da Atenção Básica e da Saúde Mental para a oferta de um atendimento mais humanizado e acolhedor a esses usuários.

       A programação teve inicio no último dia 14 com a realização de uma Oficina para os técnicos da Rede da Atenção Básica e da Saúde Mental do Médio Paraíba. Mais de 30 representantes participaram da oficina que priorizou a criação de um plano de ação e estratégia para fortalecer e alcançar os objetivos da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. “Pretendemos, cada vez mais, integrar e ampliar o acesso de qualidade aos serviços de saúde mental que são disponibilizados pelos municípios da região”,informa a Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda, a psicóloga Lilian de Carvalho Varela.

      Outra atividade acontece nesta segunda-feira, 26, quando os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Volta Redonda vão assistir às 16h, o filme Capitão América 2.  “Mais uma iniciativa cultural que estará sendo oportunizada aos usuários para o efetivo exercício do seu direito de autonomia e acessibilidade”, avalia Lilian de Carvalho, ressaltando que a programação da Semana continua na quarta, 28, com a realização no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, das 9h às 17h, de uma exposição de trabalhos dos usuários de todos os CAPS do município.

      “Várias obras farão parte desta mostra, dentre elas telas, artesanatos e trabalhos manuais, resultados das oficinas de artes realizadas pelos nossos usuários”, acrescenta a Coordenadora. Já na quinta, 29, a homenagem se estenderá as mães dos pacientes com a realização de um chá da tarde no CAPS Vila, a partir das 15h.  Haverá a presença de várias mães, representantes dos usuários de todos os CAPS. Na sexta, 30, será a vez do “Dia Diferente”. A atividade será uma confraternização que acontecerá das 10h às 16h, no Clube Umuarama, com muita música e alegria, direcionada aos usuários e técnicos dos CAPS.

ENCONTRO- Os profissionais da Rede da Atenção Básica e Psicossocial do município, entre técnicos, enfermeiros e médicos, participam no dia 10 de junho de uma nova capacitação em saúde mental. O encontro tem como tema “Trabalho, produção do cuidado e subjetividade” e será apresentado pelos professores Túlio Batista Franco, psicólogo e professor da Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde da Comunidade, da Universidade Federal Fluminense, e Emerson Elias Merhy, médico e professor da Pós-Graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

      O tema do encontro é título do livro dos referidos palestrantes que aborda a produção do cuidado em saúde com foco nos processos de trabalho e na subjetividade. Nesta obra os autores adotam o conceito de trabalho vivo, que utiliza do exato momento de sua execução, para analisar a relação entre os profissionais da área e destes com os usuários do sistema de saúde, as tecnologias de trabalho, o saber e o fazer em saúde. O encontro marcará o lançamento do livro, em Volta Redonda. A visita dos usuários de Saúde Mental ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, que acontecerá no dia 11 de junho, encerrará as atividades comemorativas a Semana da Luta Antimanicomial no município.

REFORMA PSIQUIÁTRICA - É uma ampla mudança do atendimento público em saúde mental, garantindo o acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade. É amparada pela lei 10.216/2001. Significa a mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio familiar e na comunidade. O atendimento é feito nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), residência terapêutica, ambulatório, hospitais gerais ou nos CAPS/24 horas, que estão substituindo progressivamente os hospitais psiquiátricos de grande porte.

       As atividades promovidas pela Secretaria de Saúde priorizam a qualificação do atendimento e a continuidade da luta pelo cuidado de saúde mental em liberdade, com expansão de serviços substitutivos ao modelo de hospitalocêntrico e asilar. “Esse é o legado da Luta Antimanicomial, comemorada no dia 18 de maio, quando se iniciou no Brasil, na década de 70, o movimento da reforma psiquiátrica. No entanto, para os avanços necessários, precisamos fazer com que estes serviços estejam em consonância com a Reforma Sanitária e Psiquiátrica e com a construção do SUS- Sistema Único de Saúde”, conclui Lilian Carvalho.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.