Saúde vacina 67,01% do público alvo contra HPV

     O município de Volta Redonda está perto de atingir a meta de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano), que protege contra o câncer de colo do útero, em meninas entre 11 e 13 anos de idade. Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registram que 67,01% do público alvo já recebeu a vacina, representando 3.756 doses aplicadas. Para atingir a meta, de 80% de imunização, faltam 997 doses a serem aplicadas.

   Desde o dia 10 de março, a vacinação contra HPV acontece em todas as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde). Como parte do calendário oficial de vacinação, esta vacina passa a fazer parte da rotina de todas as unidades de saúde. O câncer do colo de útero é a segunda principal causa de morte por neoplasias em mulheres no Brasil.

   “O Ministério da Saúde informa que esta vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e vem para reforçar as ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitando  nas próximas décadas, prevenir a doença”, ressaltou a coordenadora da Epidemiologia, Flávia Diogo, lembrando que este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.

    Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção: a segunda dose será ministrada seis meses depois da primeira aplicação e a  terceira dose, cinco anos após a primeira dose.

    Presente em 51 países, como estratégia de saúde pública, a vacina contra HPV, já foi aplicada em 175 milhões de pessoas. No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.