Vacinação contra o HPV começa no dia 10 de março

      A partir desta segunda-feira, 10 de março, as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde), passam a ofertar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. O público alvo são meninas com idades entre 11 e 13 anos, que somente em Volta Redonda, corresponde a 5.942 adolescentes. A meta do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% deste público, totalizando 4.754 meninas.

     Como parte do calendário oficial de vacinação, o HPV passa a fazer parte da rotina de vacinação de todas as unidades de saúde. O câncer do colo de útero é a segunda principal causa de morte por neoplasias em mulheres no Brasil. “A vacinação juntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitará, nas próximas décadas, prevenir a doença”, ressaltou a coordenadora da Epidemiologia, Flávia Diogo, lembrando que este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.

     Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção: a segunda dose será ministrada seis meses depois da primeira aplicação e a  terceira dose, cinco anos após a primeira dose.

     No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. Será utilizada a vacina quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

Campanha - A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, a exemplo do Ministério da Saúde, também preparou uma campanha informativa para orientar a população sobre a importância da vacinação contra o HPV.  Com o tema “De menina a mulher a saúde cuidando de você”, as peças convocam as meninas para se vacinar. Nestas peças as mulheres também são convocadas para participar da campanha de prevenção do câncer ginecológico e de mama, com a oferta de exames de preventivos (Papanicolau) e mamografias que acontece no município de 24 a 29 de março, em todas as Unidades da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF) e na Policlínica da Mulher. As faixas etárias contempladas na campanha são mulheres de 25 a 59  anos, para a realização do preventivo, e acima dos 40, para a mamografia.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.