Saúde desenvolve ação de prevenção à AIDS no carnaval

      “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”.  Este é o slogan da campanha de prevenção das DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e da AIDS desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), neste carnaval. As ações, que fazem parte da campanha, envolvem a distribuição de pelo menos 30 mil preservativos, além de materiais educativos orientando sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

     Durante a festa de Carnaval, uma tenda do Programa DST/AIDS estará montada, no sábado e na terça-feira, na Ilha São João.  Profissionais de saúde participam da distribuição de preservativos e folders educativos que também serão realizadas nos demais dias pelo Posto Médico que funcionará no local.  No decorrer desta semana, equipes das unidades de saúde das redes da Atenção Básica (UBS e UBSF) e de Urgência e Emergência, também priorizam a distribuição tanto de preservativos, como de panfletos alertando sobre os riscos destas doenças.

    - A prevenção às DST’s e AIDS faz parte da rotina das Unidades de Saúde das Redes de Atenção Básica (UBS e UBSF) e da Urgência e Emergência do município. Ela é uma ação contínua onde orientamos a população quanto as ações educativas para a prática de sexo seguro – ressaltou a coordenadora do Programa de DST/AIDS de Volta Redonda, a enfermeira Sandra Coutinho, lembrando que o uso de preservativos é um cuidado a ser adotado em todas as relações sexuais.

     A coordenadora do programa ressaltou ainda que a epidemia da AIDS em Volta Redonda segue a tendência nacional, sendo que em 2013 o Programa registrou 129 casos novos da doença contra 86 casos novos em 2012.   A maior incidência ocorreu em pessoas com idades entre 20 a 35 anos. “Vivemos uma epidemia de AIDS e todos estão vulneráveis”, diz a Coordenadora do Programa de DST/AIDS, lembrando que o uso do álcool e de outras drogas são fatores de risco para o sexo desprotegido, colaborando assim para o aumento da transmissão da doença.

    “O uso do preservativo é fundamental para garantir proteção e evitar situações de risco que se ocorrerem o folião deverá procurar imediatamente ajuda dos profissionais de saúde”, acrescenta a Coordenadora. Além do acesso aos preservativos e as informações sobre prevenção, a Secretaria coloca a disposição da comunidade, principalmente dos foliões, o Disque AIDS, que é uma linha direta que funciona, gratuitamente, através do número 08000 23 02 02. As pessoas que ligarem serão esclarecidas sobre as mais diversas dúvidas envolvendo a doença, sem necessidade de identificação.  Tudo com o máximo de sigilo e privacidade. 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.