Passeata contra dengue no bairro Água Limpa

Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde participam, neste sábado, 22, a partir das 9 horas, da caminhada "Água Limpa unida contra a Dengue". O evento organizado pela  Associação de Moradores da Água Limpa é mais uma iniciativa na campanha de orientação a população quanto a importância de se prevenir e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

O evento conta ainda com o apoio do (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Sindicato dos Metalúrgicos e Comércio local. Alunos da Escola de Futebol "Futura Geração", membros da Associação de Moradores da Água Limpa, CRÁS e PSF do bairro, também confirmaram presença.

O ponto de encontro para o início da caminhada será na Rua Salvador de Sá, próximo à Unidade de Saúde do bairro. Durante o percurso passando pelas ruas Salvador de Sá, Américo Vespúcio e Pedro Alves, serão distribuídos panfletos orientando formas de combater e eliminar focos do mosquito. Haverá ainda coleta de objetos que possam se tornar possíveis criadouros do Aedes Aegypti.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad lembrou que os depósitos predominantes que servem de criadouros do mosquito continuam sendo pratos de plantas com (28,8%). As bromélias surgem com (26%). Os materiais recicláveis ficam com percentual de infestação de (16,4%) e os depósitos para o armazenamento de água com (12,3%).

10 MINUTOS – Nas ações de combate ao Aedes aegypti, a Campanha 10 Minutos contra a Dengue é uma grande aliada. Com o objetivo de eliminar focos do mosquito a população é orientada a destinar 10 minutos por semana na eliminação de possíveis focos do mosquito nas residências.

A prevenção pode ser feita de forma bem simples. Basta seguir as dicas abaixo:

• Manter a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.
  • Manter os objetos recicláveis em locais cobertos, como  garrafas pets, sacos plásticos e embalagem de produtos.
  • Manter bem tampados tonéis e barris d’água.
  • Retirar os pratinhos dos vasos de planta.
  • Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.
  • Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
  • Manter os pneus em uso em local coberto, nunca descartá-los em via pública.
  • Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
  • Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
  • Fazer inspeção semanal nos quintais retirando qualquer objeto que possa acumular água.
  • Manter as piscinas cobertas, limpas e tratadas.
  • Não deixar água acumulada sobre a laje.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.