Panfletagem alerta quanto aos sintomas da hanseníase Atividade será nesta quinta, 30, das 8h às 13h, na Praça Sávio Gama, no Aterrado

A hanseníase ainda constitui relevante problema de saúde pública. Com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda promove nesta quinta-feira, 30, panfletagem na Praça Sávio Gama, em frente à  Prefeitura, das 8h às 13h. O evento é relativo ao Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hanseníase, comemorado no último domingo, 26, e tem como objetivo, também, captar e encaminhar os casos suspeitos para tratamento.

“A hanseníase tem cura. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado evitam a sua evolução e a instalação das incapacidades físicas provocadas por ela”, esclarece a Secretária de Saúde, a psicóloga Marta Magalhães, ressaltando que no município o tratamento para a doença, realizado pelo SUS – Sistema Único de Saúde, é feito no Centro de Doenças Infecciosas Dr. Luiz Gonzaga Clímaco, localizado na rua Dionéia Faria, nº 329 , no  Aterrado.

Com uma equipe composta por enfermeiro, médicos, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e com apoio de psicólogo, psiquiatra, assistente social e pessoal administrativo, a unidade conta, atualmente, com 14 pacientes em tratamento pelo Programa de Controle da Hanseníase.  A assistência inclui consultas multidisciplinares e exames para o diagnóstico e tratamento da hanseníase, com a dispensação de medicamentos. Outro serviço disponibilizado é o Disque Hansen, que através do número 08000230373 oferece aos interessados mais informações sobre a doença.

SINAIS E SINTOMAS – A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que manifesta - se através de lesões de pele: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que apresentam perda de sensibilidade, e ocorrem em qualquer região do corpo, mas com maior frequência na face, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas, também na mucosa nasal. Se não tratada pode, também, apresentar lesões nos nervos, principalmente nos troncos periféricos. O comprometimento dos nervos periféricos pode levar a deformidades, ocasionando danos psicológicos, limitação ao trabalho e a vida social.

Causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae, a doença é transmitida através do aparelho respiratório superior – secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro.  Pode atingir pessoas de todas as idades, de ambos os sexos e nível social. A sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. “O tratamento do paciente é fundamental para curá-lo e assim interromper a transmissão da doença e eliminar a hanseníase enquanto problema de saúde pública”, conclui Marta Magalhães.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.