VER-SUS aproxima estudantes da realidade nos serviços da rede pública de saúde

 

 

 

 

 

      Dez alunos mais um facilitador de cinco universidades do estado do Rio de Janeiro foram selecionados para participarem, de 04 a 14 de agosto, do VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde-SUS, do Brasil), em Volta Redonda.  O programa é um projeto do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, que visa promover o contato e aproximar acadêmicos da realidade nos serviços da rede pública de saúde.

     No período em que estiveram no município, os alunos, acadêmicos de oitos cursos de graduação, vivenciaram o SUS e o cotidiano das equipes de saúde nos seus ambientes de trabalho, como também participaram de debates sobre política de saúde pública, organização da rede de atenção, práticas relativas a educação permanente e a interação entre educação, práticas sociais e trabalho, além de rodas de conversas para tematizar os problemas encontrados após as visitas técnicas aos diversos serviços da rede pública.

     As Unidades Básicas de Saúde da Família, do Conforto e Eucaliptal, os hospitais São João Batista e Munir Rafful, foram alguns dos serviços da rede SUS visitados pelos integrantes do projeto.  Na sua quarta turma, o projeto, coordenado pelo setor de Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu nesta etapa, acadêmicos de enfermagem, fonoaudiologia, saúde coletiva, psicologia, serviço social, gestão pública, terapia ocupacional e administração. A maioria deles alunos da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Houve, também, acadêmicos vindos da Unigranrio, Uniabeu e UBM (Universidade de Barra Mansa). 

     Ao estimular a participação dos alunos no programa, o Ministério da Saúde pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão, listando ainda outros objetivos do projeto como: reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária e universitária; levar o acadêmico a compreender o conceito ampliado de saúde; sensibilizar individualmente cada ator social, de forma que possa incrementar os processos de transformação quando de volta ao seu local de inserção social e estimular a atuação no controle social em saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

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