Rede de Urgência e Emergência

O QUE É A REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

É o conjunto dos serviços de saúde responsáveis pelo acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência, para garantir cuidado de forma ágil e oportuna. Embora não seja uma rede separada, os serviços da Rede de Urgência e Emergência (RUE) integram a Rede de Atenção em Saúde.

Na RUE são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e vigilância à saúde além da integração de diferentes níveis da Rede de  Atenção à Saúde, possibilitando os primeiros cuidados às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário.

Além disto, devem desenvolver ações de saúde e educação permanente voltadas para a vigilância e prevenção das violências e acidentes, das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis, além de ações Inter-setoriais, de participação e mobilização da sociedade, visando à promoção da saúde, prevenção de agravos e vigilância à saúde. Com exceção das unidades da Atenção Básica, os demais serviços funcionam 24 horas, em todos os sete dias da semana.

QUAIS UNIDADES COMPÕEM A  REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE VOLTA REDONDA?

Em Volta Redonda fazem parte da Rede de Urgência e Emergência, além das unidades da Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências, a Central Municipal de Ambulância, a Sala de Estabilização do Santa Cruz, a Unidade de Pronto-Atendimento/VR (UPA 24h), os Serviços de Urgência 24 horas do SPA Conforto e CAIS Aterrado, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, o Hospital São João Batista e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Veja mais detalhes:

AS UNIDADES DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: além de ampliar o acesso, fortalecem o vínculo e responsabilização sobre o primeiro cuidado às urgências e emergências.

A SALA DE ESTABILIZAÇÃO DO SANTA CRUZ: funciona como local de assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves.

A UNIDADE DE PRONTO-ATENDIMENTO VOLTA REDONDA (UPA 24H) E O SPA CONFORTO: prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU 192): com sua Central de Regulação Médica das Urgências e as bases avançadas permite o acesso precoce à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.

Os chamados são feitos através do telefone 192 e a quipe avalia a situação, identifica a emergência, presta orientações por telefone e aciona a ambulância para remoção do paciente nos casos necessários.

Para remoção dos pacientes, integrando a Rede de Urgência e Emergência, além das ambulâncias do SAMU (01 ambulância avançada, com equipamentos e equipe especializada e 02 ambulâncias básicas) e das ambulâncias da Central Municipal de Ambulâncias (07 ambulâncias sanitárias), existe o Resgate da Guarda Municipal e as Ambulâncias do Corpo de Bombeiros.

O SAMU deve ser acionado em situações que o paciente esteja apresentando problemas cardíacos, problemas respiratórios, queimaduras, trabalho de parto ou quando ocorrer acidentes e traumas com vítimas.

CAIS ATERRADO: além dos atendimentos próprios das unidades 24h, é responsável pelo atendimento nas urgências odontológicas, nas urgências psiquiátricas e problemas de álcool e drogas e funciona com leitos de retaguarda para esses pacientes.=

ATENÇÃO HOSPITALAR: OS HOSPITAIS MUNICIPAL DR. MUNIR RAFFUL E HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA: tem por objetivo atender à demanda espontânea e/ou referenciada, e funcionar como retaguarda para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade. Neles estão as enfermarias de retaguarda clínicas e de longa permanência e os leitos de cuidados intensivos. São responsáveis, ainda pela reorganização das linhas de cuidados prioritárias: Cardiologia - Infarto Agudo do Miocárdio - IAM,  Neurologia e Neurocirurgia - Acidente Vascular Cerebral - AVC e Traumatologia.

SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR (SAD): com suas duas equipes vinculadas ao Hospital Municipal Dr. Munir Rafful e a UPA–VR destina-se a prestar cuidado domiciliar na Atenção Básica, Ambulatorial e Hospitalar, com vistas à redução da demanda por  atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de pacientes internados. Tem como propósito a humanização da atenção, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários.

Têm prioridade no atendimento domiciliar os portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas e clinicamente estáveis, as pessoas que necessitam de cuidados paliativos e aquelas com capacidade funcional provisória ou permanente com internações prolongadas ou re-internações que demandem atenção constante.

Os pacientes são encaminhados ao Serviço de Atenção Domiciliar por qualquer Unidade de Saúde. A equipe multidisciplinar realiza visita domiciliar para avaliar se o paciente se enquadra no perfil de acompanhamento pelo SAD e, a partir dessa avaliação, fará o acompanhamento com a periodicidade que o quadro clínico exigir. É necessário ter no domicílio um cuidador (formal ou informal) responsável pelo paciente.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.