Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove ação de conscientização em prol do Dia Mundial de Combate ao AVC
- Detalhes
- Criado em Terça, 31 Outubro 2017 10:49
- Última atualização em Terça, 31 Outubro 2017 10:49
- Publicado em Terça, 31 Outubro 2017 10:49
Profissionais de educação física e nutrição do UniFOA
participaram da ação, realizada na Policlínica
No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e para marcar a data foi realizada uma ação de conscientização na manhã desta sexta, dia 27, na recepção da Policlínica, no bairro Aterrado. Entre as atividades realizadas estavam: aferição de pressão, checagem de peso e altura, teste de glicose, além de orientações com profissionais de educação física e nutricionistas. Profissionais de educação física e nutrição do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), participaram da ação.
Hábitos simples, realizados com disciplina e freqüência podem reduzir as chances de um AVC. Caminhadas e alimentação balanceada também são grandes aliados da boa saúde. A aposentada Marlene Pereira da Silva, de 76 anos, é um exemplo. Ela mora no bairro São João, mas contou que sempre vai a pé para realizar consultas na Policlínica.
“O médico recomendou que eu fizesse caminhada, então já faz uns seis meses que só venho a pé e não fico mais cansada. Além disso, estou cuidando da minha alimentação, que agora é bem mais saudável. Recomendo esses hábitos para as outras pessoas, porque só assim a gente vive melhor”, contou dona Marlene.
“Vim na Policlínica fazer uma consulta e tive a surpresa de ver esse evento. Fiquei feliz, pois aproveitei para ver meu peso e a pressão. Graças a Deus está tudo bem”, disse o pedreiro Máximo Viana.
A principal dica da nutricionista e professora de educação física, Patricia Cortez, é que as pessoas façam do alimento correto o seu remédio. “Devemos estar atentas quanto ao consumo de alimentos industrializados. Recomendo consumir verduras, legumes, fibras e frutas, e menos açúcar. O ideal é alinhar boa alimentação e exercícios. Após passar por um médico, as pessoas devem buscar uma atividade que lhe proporcione prazer e também buscar ajuda de um professor de educação física”, destacou a nutricionista.
“A prevenção sempre será o melhor remédio e mudar o estilo de vida pode ajudar a reduzir os riscos de um AVC. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda investe e incentiva essas ações, pois devemos alertar a população sobre os tratamentos e prevenção da doença. É importante que as pessoas mantenham seus exames em dia, principalmente os homens, que, historicamente, acabam deixando a saúde lado”, disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.
Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas Secom VR
Secretaria Municipal de Saúde
Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças | CEP: 27295-390
Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637 | Tele/fax: (24) 3347-4148 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.