SMS realiza vacinação contra hepatite B para profissionais de saúde
- Detalhes
- Criado em Terça, 28 Julho 2015 08:58
- Última atualização em Terça, 28 Julho 2015 09:11
- Publicado em Terça, 28 Julho 2015 08:58
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda realiza nesta terça-feira, 28, vacinação contra hepatite B para os profissionais de saúde. A ação, comemorativa ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, acontecerá das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Siderlândia, Água Limpa, São Geraldo e Santo Agostinho. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e promover a prevenção entre esse público alvo através da vacinação, que oferece até 95% de proteção contra a doença.
A vacina contra a Hepatite B já faz parte do calendário nacional de vacinação da rede pública de saúde para as crianças a partir do primeiro ano de idade, jovens e adultos até 49 anos. “No entanto, para garantir a imunização é importante receber as três doses da vacina, sendo a segunda, 30 dias após a primeira, e a terceira, seis meses depois da primeira”, informa a Secretária de Saúde, Marta Magalhães, convidando a população para comparecer às Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família para receber a vacina.
Ela explica, ainda, que pessoas dos grupos prioritários vulneráveis, também, devem receber a vacina, independente da idade. Entre eles estão, além dos profissionais de saúde, gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), coletores de lixo domiciliar e hospitalar. “A vacina é segura e eficaz, não tem contraindicação, é uma das principais formas de prevenção contra a doença ”, complementa a Secretária de Saúde.
TRATAMENTO – Em Volta Redonda o tratamento é realizado pela Área Técnica de Hepatites Virais, que funciona no Centro de Doenças Infecciosas Dr. Luiz Gonzaga Clímaco, localizado na rua Dionéia Faria, nº 329, Aterrado. O encaminhamento é feito pelas UBS e UBSF, após a confirmação de sorologia positiva para hepatites virais. Com 591 pacientes em acompanhamento, dos quais 32 casos novos foram registrados de janeiro a 24 de julho de 2015, a unidade oferece, através de uma equipe multidisciplinar, tratamento, exames específicos e dispensação de medicamentos.
As hepatites virais são doenças inflamatórias do fígado provocadas por vírus. A sua transmissão se dá por meio de relações sexuais desprotegidas, contato com sangue contaminado, compartilhamento de agulhas reutilizadas e de instrumentais não esterilizados de manicure, agulhas de tatuagem contaminadas, entre outras situações. “Por ser uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, as pessoas contaminadas não procuram atendimento médico, podem se cronificar e transmitirem a doença”, esclarece o médico da Área Técnica de Hepatites Virais, Giovani de Mendonça Araújo. “Por isso, a importância do diagnóstico precoce e o inicio imediato de acompanhamento para evitar que a doença evolua para doença hepática crônica, cirrose hepática, insuficiência hepática ou câncer de fígado”, conclui o especialista.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças | CEP: 27295-390
Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637 | Tele/fax: (24) 3347-4148 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.