Vacinação contra gripe continua até o dia 30 de junho

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda mantém até o dia 30 deste mês, a Campanha de Vacinação contra a Gripe – Influenza, em todas as Unidades da Rede de Atenção Básica do município (UBS e UBSF). A prorrogação desta data tem como objetivo garantir a meta de 80% de cobertura vacinal do público alvo, conforme determinação do Ministério da Saúde. Segundo dados do Setor de Epidemiologia da SMS/VR, este percentual está próximo de ser alcançado, no município, que contabiliza até agora 70,25% de cobertura vacinal, totalizando 37.388 doses aplicadas.

No estado do Rio de Janeiro a meta do MS também não foi atingida, onde se registra até agora 73,01% do público alvo vacinado. O mesmo vem ocorrendo nos dados apurados em relação à Região do Médio Paraíba, que atingiu até o momento apenas 68,44% do público alvo. O mesmo acontece na amostragem que leva em consideração a cobertura da campanha a nível nacional onde se registra 77,45% do público alvo vacinado.

Em Volta Redonda, o Setor de Epidemiologia afirma que os idosos foram os que mais aderiram a convocação do MS, com 79,60% de cobertura, totalizando 26.205 pessoas vacinadas. O total de profissionais de saúde também subiu e este público atinge 68,69% de cobertura vacinal, totalizando 2.380 doses aplicadas. Outro público que vem atendendo o chamado do MS são as  puérperas, que somam 278 mulheres – em período pós-parto – vacinadas, totalizando 66,51% de doses aplicadas.

Crianças com seis meses a cinco anos de idade incompletos atingem, no município, 53% desse público vacinado totalizando 7.356 doses aplicadas. Em último lugar nas estatísticas surgem as gestantes que chegaram a cobertura de 1.169 doses, somando apenas 45,97% de mulheres vacinadas. A campanha beneficiou ainda pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de população privada de liberdade.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados. Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O objetivo desta campanha é reduzir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, inclusive o subtipo H1N1.  Esta é uma doença respiratória de origem viral, altamente contagiosa, levando a altas taxas de internações e óbitos, sendo um problema de saúde pública mundial.  

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.