Experiência de Volta Redonda será tema da Revista Brasileira de Saúde da Família

A publicação é resultado da conquista pelo município do 92º lugar na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família

 

 

     A experiência de Volta Redonda na promoção, proteção e apoio a amamentação, intitulada “Vamos Peitar esta Idéia! Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno”, conquistou o 92º lugar entre os 100 melhores relatos premiados do Brasil, dentre os 4.351 trabalhos apresentados na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família. A Mostra foi realizada na primeira quinzena de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O resultado da premiação será a publicação do relato da experiência do município na Revista Brasileira de Saúde da Família. 

     O objetivo do evento, realizado pelo Ministério da Saúde, é valorizar as experiências cotidianas e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. “Para Volta Redonda essa premiação consiste no reconhecimento do esforço da gestão municipal em implementar ações não só de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, mas também  de melhoria do cuidado em saúde nos serviços da Atenção Básica”, diz a Secretária de Saúde de Volta Redonda, a psicóloga Marta Magalhães.

    Ela destaca que o ganho maior dessa premiação é o fortalecimento da estratégia do aleitamento materno no município, desenvolvida pelas equipes de saúde no cotidiano do seu trabalho. “Nas ações realizadas por essas equipes destaca-se o trabalho dos agentes comunitários que vestem a camisa da amamentação no trabalho junto às gestantes, as nutrizes e seus familiares nas Unidades da Rede da Atenção Básica”, completa a Secretária de Saúde.

 

RELATO – “Vamos Peitar esta Idéia! Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno” tem como autoras as Coordenadoras da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, a médica Rosa Maria de Jesus Silva, e de Aleitamento Materno, a enfermeira Gina Moraes, e aborda a trajetória das ações de promoção, proteção e apoio a amamentação e a formação da rede de incentivo ao aleitamento materno no município, constituída de 12 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança (HSJB), 1 Banco de Leite Humano (HSJB), o Programa Bombeiro Amigo do Peito, que apoia o Banco de Leite Humano, a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno,  além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB. 

     “A garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa, inclusa neste relato, que visa favorecer a prática da amamentação no município”, ressalta a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, Rosa Maria de Jesus Silva, acrescentando que a implantação da cartilha da amamentação e do blog – Canal Amamentação VR, são ações de destaque que também fazem parte desta experiência e atuam como instrumentos de suma importância para o processo de educação permanente dos profissionais de saúde envolvidos com o aleitamento materno e para a educação em saúde com gestantes e lactantes. “Estas ferramentas são amplamente realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares e grupos educativos”, acrescenta.

     A aplicação nas Unidades de Saúde da Atenção Básica do Inquérito de Prevalência do Aleitamento Materno em menores de 1 ano é outra ação de impacto destacada no relato que tem demonstrado a ampliação da prática da amamentação na população infantil de Volta Redonda. “Em 2012, das 80,5% das entrevistas aplicadas às mães de menores de 1 ano, verificamos a continuidade do aleitamento materno. Nas crianças até quatro meses observamos o aumento deste indicador para 93,96% e nos menores de seis meses para 91,86%”, informa a Coordenadora de Aleitamento Materno, enfermeira Gina Moraes.

     Os investimentos em ações de educação permanente voltadas  aos profissionais de saúde são prioridades da atual gestão da Secretaria de Saúde de Volta Redonda para ampliar ainda mais o incentivo, apoio e promoção ao aleitamento materno nos serviços de saúde do município. “ Amamentar é um importante passo para uma vida mais saudável, acreditamos que o envolvimento de todas as categorias profissionais no manejo e aconselhamento em amamentação é o diferencial para assegurar as nossas equipes o sucesso desta prática”, avalia Gina Moraes. Dos 96 relatos selecionados da Região Sudeste, “Vamos Peitar esta Idéia! Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno” também alcançou  a 25º  colocação. Uma grande premiação que demonstra o reconhecimento do sucesso do trabalho das equipes de saúde no município.

 

 

 

 A Secretária de Saúde, Marta Magalhães, com a premiação conquistada na Mostra

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.