Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove ação de conscientização em prol do Dia Mundial de Combate ao AVC

Profissionais de educação física e nutrição do UniFOA

participaram da ação, realizada na Policlínica

 

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e para marcar a data foi realizada uma ação de conscientização na manhã desta sexta, dia 27, na recepção da Policlínica, no bairro Aterrado. Entre as atividades realizadas estavam: aferição de pressão, checagem de peso e altura, teste de glicose, além de orientações com profissionais de educação física e nutricionistas. Profissionais de educação física e nutrição do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), participaram da ação.

 

Hábitos simples, realizados com disciplina e freqüência podem reduzir as chances de um AVC. Caminhadas e alimentação balanceada também são grandes aliados da boa saúde. A aposentada Marlene Pereira da Silva, de 76 anos, é um exemplo. Ela mora no bairro São João, mas contou que sempre vai a pé para realizar consultas na Policlínica.

 

“O médico recomendou que eu fizesse caminhada, então já faz uns seis meses que só venho a pé e não fico mais cansada. Além disso, estou cuidando da minha alimentação, que agora é bem mais saudável. Recomendo esses hábitos para as outras pessoas, porque só assim a gente vive melhor”, contou dona Marlene.

 

“Vim na Policlínica fazer uma consulta e tive a surpresa de ver esse evento. Fiquei feliz, pois aproveitei para ver meu peso e a pressão. Graças a Deus está tudo bem”, disse o pedreiro Máximo Viana.

 

A principal dica da nutricionista e professora de educação física, Patricia Cortez, é que as pessoas façam do alimento correto o seu remédio. “Devemos estar atentas quanto ao consumo de alimentos industrializados. Recomendo consumir verduras, legumes, fibras e frutas, e menos açúcar. O ideal é alinhar boa alimentação e exercícios. Após passar por um médico, as pessoas devem buscar uma atividade que lhe proporcione prazer e também buscar ajuda de um professor de educação física”, destacou a nutricionista.  

 

“A prevenção sempre será o melhor remédio e mudar o estilo de vida pode ajudar a reduzir os riscos de um AVC. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda investe e incentiva essas ações, pois devemos alertar a população sobre os tratamentos e prevenção da doença. É importante que as pessoas mantenham seus exames em dia, principalmente os homens, que, historicamente, acabam deixando a saúde lado”, disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto. 

 

Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas Secom VR

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.