• images/slider/01.jpg
  • images/slider/frente hospital 1.png
  • images/slider/frente hospital 2.png
  • images/slider/recepao.png

SEMINÁRIO MUNICIPAL – SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO 2018

 

Participamos no dia 16/08, do Seminário Municipal em prol da Semana Mundial da Amamentação 2018, com o tema: Amamentação é a Base da Vida! O Seminário teve como conteúdo, Apresentação Teatral: “Muuuuu... Esse leite é Meu!” oferecido pela Equipe de Saúde da UBSF Siderlândia, palestra com o tema: “Sala de Espera: A importância da Amamentação.” com equipes de Saúde da UBSF Mariana Torres e UBSF Belo Horinzonte, palestra “SMAM 2018 – Amamentação é a base da vida!” palestrado pela Doutora Maria da Conceição Monteiro Salomão, Membra do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (GTIAM – SES-RJ) e apresentação do Banco de Leite do Hospital  SÃO JOÃO BATISTA, representado pela Responsável Técnica Tatiane Campos.     Apresentamos também, a Equipe que compôs a mesa:

§  Enf. Cíntia Cristine da Silva - Gerente de Enfermagem do Hospital SÃO JOÃO BATISTA;

§  Maria da Conceição Monteiro Salomão – Membra do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (GTIAM – SES-RJ);

§  Gina Ferreira dos Santos Moraes – Coordenadora do Setor de Saúde da Criança e Adolescente – SMS e,

§  Margareth Magalhães Costa e Silva – Assessora Técnica de Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno.

Estiveram presentes profissionais da saúde das instituições da cidade, alunos do curso de Enfermagem e Técnico de Enfermagem de algumas instituições, como UBM e UNIFOA, profissionais do Hospital SÃO JOÃO BATISTA e da Instituição UGB, totalizando 98 participantes. O Coral Municipal de Volta Redonda também se fez presente, abrilhantando a abertura do Evento.

               O objetivo do Seminário, foi além de comemorar a Semana Mundial do Aleitamento, incentivar a doação de leite materno, conscientizar a amamentação materna, alertando sobre os riscos de sua ausência e exaltando os benéficos que a mesma proporciona, tais como:

§  Fortalecimento de Imunidades;

§  Contato com a mãe;

§  Diminuição de riscos de alergias;

§  Diminuição de cólicas;

§  Previne doenças futuras;

§  Combate anemia;

§  Ajuda no desenvolvimento cognitivo;

§  Desenvolve arcada dentária;

§  Ajuda no crescimento dos prematuros.

Segundo Gina Ferreira dos Santos Moraes, o evento foi muito gratificante, e acrescentou dizendo: “Foi muito emocionante, quem trabalha com aleitamento materno são pessoas que abraçam e lutam por esta causa. O trabalhar com amamentação desperta sentimentos e emoções que depois de vivenciadas e experimentadas, não deixamos mais de lado. O seminário mostrou que todos os profissionais, desde o auxiliar de serviços gerais até o médico, têm um papel a desempenhar na promoção, proteção e incentivo ao Aleitamento Materno.”

              Vale ressaltar, que o Banco de Leite do Hospital SÃO JOÃO BATISTA funciona todos os dias de 07h às 19h, e para fazer a doação é preciso estar saudável e não usar medicamentos que impeçam a sua doação.

              O segundo evento acontecerá no dia 30 de agosto, no Memorial do Zumbi dos Palmares a partir das 14h.

 

Hospital SÃO JOÃO BATISTA

Rua Nossa Senhora das Graças, nº 235 - Colina - Volta Redonda, Rio de Janeiro | CEP: 27253-610 

Tel: (24) 3339-4242 | (24)3339-4250 | (24) 3345-4444 Ramal: 222 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.