• images/slider/01.jpg
  • images/slider/frente hospital 1.png
  • images/slider/frente hospital 2.png
  • images/slider/recepao.png

Quem Somos

 

     Em 25 de maio de 1952, a Comissão Organizadora e convidados estiveram na casa do Sr. Fernand Bordefade, a Rua 26, n° 51, para a 3' Reunião Preparatória, sob a presidência do Sr. Nelson Kerensky Paes Barreto, com a finalidade de serem lidos, discutidos e aprovados os estatutos da União Hospitalar Gratuita. O estatuto foi lido, discutido e sofreu emendas até ser aprovado por unanimidade, o que permitiu a criação, naquele dia, da União Hospitalar Gratuita. Com sua fundação datada de 25/05/1952, a UHG deveria ter a sede no distrito de Volta Redonda, município de Barra Mansa, e ter como objetivo inicial facultar assistência hospitalar gratuita aos seus associados.
   Em agosto de 1952, o presidente da Fundação Nelson Kerensky Paes Barreto e demais diretores comunicaram a população a criação da UHG com a finalidade de construir e manter um hospital gratuito. A idéia de seus idealizadores era suprir a necessidade do município já que o Hospital da CSN, criado com a instalação da empresa, só atendia os seus funcionários.
     Em 1954, o sonho começa a virar realidade com a doação do terreno de 6 mil m2 pela Prefeitura de Barra Mansa, pelo então prefeito João Chiesse Filho. Na época, a UHG foi representada por seu presidente Vigilato Peixoto.
    Em 1955, a UHG obteve mais uma conquista, passou a ser de Utilidade Publica Municipal, por deliberação do então prefeito Sílvio de Almeida Gama, e, no ano seguinte, se tornou Utilidade Pública Estadual.
     A partir de 1961, porem, começaram as mudanças, com a entidade passando a se chamar Hospital São João Batista, rendendo homenagem ao santo patrono do batismo do nosso Senhor Jesus Cristo.
     Gestão Municipal — Em 13 de outubro de 1971, por meio de Decreto do então prefeito Francisco Fontes Tones, foi criado o Serviço Autônomo Hospitalar (SAH), vinculado a Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

 

Perfil

     Nosso perfil assistencial é atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade. Porta aberta tipo II 24 horas em Urgência/Emergência, atendendo, Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Traumato Ortopedia. Tem o Título de Hospital Amigo da Criança desde 2002 e foi reconhecido em 2015, como Hospital Amigo da Mulher. Recebe ao decorrer do ano, alunos de várias escolas de nível superior e técnico, para desenvolverem seus estágios curriculares. Com isso, é reconhecido como Hospital de Ensino e se encontra em processo de certificação pelo Ministério da Educação e Saúde. Pela capacidade de atendimento e alta especialização, o Hospital São João Batista é referência de saúde dos municípios da região.

 

Missão

  Promover atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade à população, com atendimento humanizado, integrado ao SUS, participando da formação e desenvolvimento de Recursos Humanos e desenvolver Projetos de Pesquisa e Ensino.