Profissionais de saúde já estão prontos para campanha de vacinação

Cerca de 300 profissionais de Saúde de Volta Redonda já estão preparados para receber as crianças menores de cinco anos que, a partir de amanhã, devem ser levadas às unidades de saúde do município para a campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação. Entre os dias 18 (dia D de Vacinação) e 24 de Agosto, os pais ou responsáveis poderão colocar em dia a vacinação dos pequenos. Durante a campanha, serão oferecidas à população alvo, crianças menores de cinco anos, várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.

Aplicada de forma injetável a pentavalente prevê a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) -  e a vacina contra a hepatite B. A pentavalente será administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Além desta vacina, a criança manterá os dois reforços com a DTP. O primeiro reforço deverá ser administrado aos 12 meses e o segundo aos quatro anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas 12 horas, para prevenir a transmissão vertical.

 A vacina hepatite B também ficará disponível a outras crianças que já tinham esquema completo para tetravalente, mas não tinham para a hepatite B. Além dessas serão atualizadas, para os casos necessários, as vacinas previstas no calendário básico da campanha de vacinação como:  hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

- A inclusão dessas novas vacinas ao calendário mostra a preocupação da gestão pública com os nossos pequenos e a responsabilidade administrativa, pois através da injeção a criança sofre menos, o método é eficaz e seguro – ressaltou a secretária de saúde, doutora Suely Pinto.

Ela ressalta, ainda, que a partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

“A vacina oral contra a poliomielite continuará a ser usada, uma vez que ainda existem países como a Nigéria, Afeganistão e Paquistão endêmicos para a doença”, afirma a doutora Suely Pinto, convocando todos os pais e responsáveis para levarem seus filhos, menores de cinco anos, as unidades de saúde próximas do seu bairro, no período da campanha, para a atualização da caderneta de vacinação.

 

Última atualização em 17/08/2012 às 14:23:53
Fonte: sms-VR

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: faleconoscosms@epdvr.com.br