Alunos da Rede Municipal assistem ao Sistema Solar através de planetário

Alunos da Rede Municipal assistem ao Sistema Solar através de planetário

 

Espaço foi montado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 

 

A Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro do bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda recebeu nesta terça-feira, dia 28, o Planetário Oberon do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). Mais de 400 alunos visitaram o espaço que explicou o sistema solar divulgando a astronomia através da ciência, ilustrada em um vídeo didático.  

 

De acordo com o diretor da unidade escolar, Luis Felipe Silva Nobrega, a presença do planetário desenvolve o pensamento científico dos alunos.   “Esse tipo de atividade é necessária para desenvolver todo um pensamento dos alunos sobre a ciência. Muitas informações que são passadas não estão no dia a dia deles, por isso a forma prática é muito importante. E a presença do planetário estimula isso, contou.  

 

A professora de física Aline Tiara Mota, do IFRJ, responsável pelo Planetário Oberon, enfatizou a importância de apresentar o conteúdo para crianças e adolescentes.  “São muitas informações que são passadas para eles. São novas descobertas, muitos assuntos são tratados de forma superficial e aqui conseguimos mostrar de forma mais clara. Além do vídeo que passamos os alunos podem também tirar duvidas com alguns os voluntários que fazem parte da equipe”, disse.  

 

A secretária de Educação, Rita Andrade, enfatizou a importância de se abordar essas atividades nas escolas.  “O planetário é muito didático e colabora diretamente com desenvolvimento dos alunos. São atividades que exigem que eles participem diretamentealém de desperta a curiosidade para mais conhecimentos”, declarou. 

 

O aluno Mateus, do 6º ano, adorou conhecer mais sobre o sistema solar.  

“Eu não sabia que tinham tantas informações e principalmente a parte que trabalha a física, gosto muito dessa área e dentro do sistema solar trabalhamos várias disciplinas que aprendemos dentro de sala de aula, disse.

 

O prefeito Samuca Silva, destacou que essas ações envolvem todo um conhecimento para os alunos.

 

“O planetário envolve muitas disciplinas como fisica, astronomia, matématica e biológia. Acaba despertando e envolvendo diversos assuntos dentro de um. Os alunos trabalham sem perceber diversas áreas de uma forma divertida”, falou.

 

Para pedir a visita do Planetário Oberon, do instituto IFRJ, basta entrar em contato através do email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444