
Academia da Vida relembra os bons e velhos carnavais
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 09 Fevereiro 2018 17:39

Academia da Vida relembra os bons e velhos carnavais
Marchinhas, samba enredo e muita animação tomaram conta do salão em um baile de carnaval especial do Centro Dia de Atendimento aos Portadores da Alzheimer
Alunos da Academia da Vida fizeram um baile de Carnaval para os usuários do Centro Dia de Atendimento aos Idosos com Alzheimer, no Aterrado. Marchinhas, samba enredo e muita animação tomaram conta do salão. Victor dos Santos Freitas, coordenador do Centro de Alzheimer, destacou a importância da socialização dos idosos com os membros da Academia da Vida.
“Não tenho a menor dúvida que a apresentação da Academia da Vida ajuda no tratamento das pessoas, trazendo alegria, socialização e autoestima aos idosos”, frisou o coordenador.
A Academia da Vida levou 15 integrantes para animar a manhã dos pacientes do Centro. O sorriso dos integrantes mostra a satisfação de realizar a apresentações. Hormínio Gama Filho, o instrutor da academia, é uma troca de experiência entre as pessoas do Centro e os integrantes da Academia.“São pessoas com a mesma idade. Nosso objetivo é sempre trazer alegria, diversão e cultura, gerando autoestima a eles que tem Alzheimer”, disse Gama Filho.
Jorge Pantaleão, de 88 anos, um dos foliões mais animados, é conhecido em Volta Redonda pela luta pelo bem-estar dos pacientes de Alzheimer da cidade. O maior incentivo dele é a sua própria esposa, a dona Maria, que tem a doença há 18 anos.
“Invertemos o papel. Antes, ela cuidava de mim e, agora, é a minha vez. E faço com prazer, tratando-a como uma majestade e uma criança ao mesmo tempo, com amor, carinho e estímulo - tripé do tratamento de Alzheimer”, comentou Pantaleão, que ainda se emociona mesmo depois de tantos anos. Hoje, ele é orientador social e instrutor de música no Centro Dia.
Centro Dia atende mais de 50 pessoas
Atualmente, o Centro Dia atende 52 usuários a partir dos 60 anos. O local foi criado para resgatar os vínculos familiares que ficam prejudicados com a sobrecarga de cuidados ao idoso, conforme explicou Victor Freitas, coordenador do Centro de Alzheimer.
“O Alzheimer é uma doença complicada porque os pacientes precisam de atenção por 24 horas. Com a Casa Dia, os familiares conseguem organizar suas vidas. O Centro é importantíssimo também para socializar os pacientes”, afirmou. O encaminhamento é feito pela equipe médica da Policlínica da Melhor Idade, que fica ao lado do Centro.
Por André Aquino, com fotos de Gabriel Borges. / Secom VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444