Feira de Artesanato de Natal é aberta na Vila Santa Cecília
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 20 Dezembro 2017 17:40
Feira de Artesanato de Natal é aberta na Vila Santa Cecília
Feira terá a participação total de 320 artesãos até o dia 24 debaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, horário de 8h às 20h
A Secretaria de Cultura de Volta Redonda abriu nesta quarta-feira, dia 20, a Feira de Artesanato de Natal, que funcionará até 24 de dezembro, debaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A feira contará com cerca de 320 artesãos de todos os bairros, num sistema rotativo, onde cada dia participa um grupo diferente. Por dia, cerca de 80 artesãos, em média, estarão comercializando os seus produtos. Nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro o horário de funcionamento será das 8h às 20h e no dia 24 até o meio dia.
A informação é da coordenadora municipal da Biblioteca, Leticia Monteiro Machado, que já tem um cadastro de 700 artesãos do município, que são convidados para os eventos que a administração municipal promove em datas comemorativas especiais. “Nós teremos uma média de 80 artesãos diariamente, em sistema de rodízio para cada grupo. Isto favorece atender a um maior número de artesãos que vão expor os seus trabalhos no centro da Vila”, explicou a coordenadora.
Os artesãos agradeceram os convites que estão recebendo da secretaria municipal de Cultura para participar das feiras que acontecem em locais centralizados e de maior movimento da população. “O espaço é muito bom, bem localizado, e o povo tá começando a criar o hábito de comparecer nas feiras para ver os produtos e comprar” diz Roseli Costa, artesão do bairro Vila Mury, que trabalha no ramo há 18 anos.
Ela se especializou em fazer desenhos e pinturas em pratos e latas, reproduzindo monumentos históricos e times de futebol. Nas suas obras de arte fez desenhos da Igreja de Santo Antônio, localizada no bairro Niterói (primeira igreja construída e tombada na cidade), e das igrejas de São Sebastião (bairro Sessenta) e São José Anchieta (Vila Mury). Um pequeno resumo é impresso e acompanha as suas obras para melhor entendimento de cada monumento histórico.
Outro artesão, Carlos Aredes, 59 anos, confia no aumento das vendas e da procura: “Eu acredito que vamos ter um aumento de 30% nas vendas em relação à feira do Dia das Mães”, compara o artesão, que faz parte do grupo do bairro Voldac. Ele vende jogos educativos de quebra-cabeça, principalmente para estudantes.
Outra artesã, Julia Vieira, que trabalha com costura criativa e patchwork (artesanato em tecidos), destaca o apoio: “O espaço é excelente para mostrar os trabalhos de cada artesão. São peças realizadas a mão e diferentes das que as pessoas encontram no comércio normal. Acredito que haverá uma boa procura do público”, enfatizou.
Nesses quatro dias e meio, quem for a Feira de Artesanato de Natal na Vila, terá diversas opções; doces, bolos, salgados, biscuit, velas, pintura em tecidos, chinelos personalizados, quilling (arte em papel), bordados, bonecas, garrafas pets pintadas, trabalhos com macramê são obras totalmente feitas à mão pela artesã Dora de Oliveira, entre outros.
A artesã Naiza Marfori, a Naná, do grupo da Vila Americana falou da sua expectativa: “É a primeira vez que participo, e fui muito bem recebida pela secretaria de Cultura. Tudo que tenho aprendi no CRAS do meu bairro”, informou. O CRAS é o Centro de Referência e Assistência Social, espaço público da prefeitura nos bairros para reunir a comunidade e capacitar as pessoas com diversos cursos.
Texto de José Afonso com fotos de Geraldo Henrique Secom VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444