Volta Redonda, 11 de Maio de 2024

Zoológico Municipal abastece o ‘Pesque e Não Pague’

A direção do Zoológico Municipal de Volta Redonda recebeu neste sábado (dia 27) uma nova remessa de 385 kg de peixes da espécie tilápia, para abastecer o lago do Zoológico Municipal, que atende o programa Pesque e Não Pague, que atende cerca de 200 idosos acima de 60 anos todas as segundas-feiras, para a pesca controlada. Na nova carga de peixes, cada espécime tem em média 600 gramas.

O administrador do Zôo, o biólogo Jadiel Teixeira, afirmou que o programa ajuda inclusive a melhorar a dieta familiar.

“Cada pessoa pode levar para casa até cinco peixes, favorecendo assim a dieta alimentar da família. Todos os moradores de Volta Redonda com idade a partir dos 60 anos têm direito ao projeto Pesque Não Pague, bastando se inscrever, gratuitamente, na sede do Zoo durante a semana” afirmou. O Pesque e Não Pague é realizado todas as segundas-feiras – dia em que o Zôo fica fechado ao público em geral para manutenção -  de 7h às 17h. De acordo com o administrador do Zoológico, cerca de 60% do público é formado por homens, e os 40% restantes de mulheres.

As pessoas cadastradas tem que trazer de casa o próprio equipamento de pescaria. “Mas em breve eles vão receber camisa, boné e crachá do projeto”, disse Jadiel, acrescentando: “São colocados vários bancos à disposição dos pescadores para eles se sentarem durante a pescaria”.

De acordo com o administrador do Zoológico Municipal, a carga de peixes chegou no sábado (dia 27) à tarde, transportada em um caminhão especial, vindo da cidade de São João da Boa Vista (SP). “Não houve nenhuma perda durante o transporte, embora a empresa tenha trazido uma cota extra de 10% do peso para cobrir qualquer morte de peixes durante a viagem” explicou Jadiel.

TILÁPIA - A tilápia é um peixe de alto valor nutritivo, com uma carne saborosa e com poucos espinhos, além de apresentar baixo teor de gordura. O peixe é nativo da África, e foi introduzido nas águas abertas na América do Sul, ganhando rápida aceitação no Brasil. A tilápia fica somente atrás da carpa como espécie de peixe mais explorada do mundo. Fáceis de alimentar, resistentes a doenças e boas reprodutoras, toleram bem grandes variações de temperatura e água com pouco oxigênio dissolvido. O comprimento médio da tilápia é de cerca de 20 centímetros, podendo chegar a 40 centímetros. É um peixe de escamas, com o corpo um pouco alongado e pode chegar a pesar até 5 quilos.

ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

Rua 93C nº. 1171 - Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ | CEP: 27260-140