Volta Redonda, 28 de Março de 2024
        

Quem Somos

      O Zoológico Municipal de Volta Redonda, ou Zoo-VR (22°31'56.18"S e 44°06'12.74"O) é o único zoológico público do interior do estado e que não cobra entrada, localiza-se no perímetro urbano do município de Volta Redonda, no bairro Vila Santa Cecília. Ocupa uma área de 150.439 m2, estando localizado em área de mata atlântica, e no entorno da floresta da cicuta.

 

       A área foi adquirida pela prefeitura durante a década de 70. Primeiramente, a área foi utilizada como Horto Florestal, e somente dez anos mais tarde por volta de 1981 foi transformado em Jardim Zoológico sob orientação do biólogo e ornitólogo Élio Gouvêa. Hoje fazem parte do plantel 377 animais: 218 aves, 65 mamíferos e 94 répteis. Esses animais pertencem a 105 espécies: 70 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos e 15 espécies de répteis, estando incluídos entre estes algumas espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, onça-parda, urubu-rei, macaco-aranha, etc.

 

      O zoológico conta com profissionais especializados, como biólogos e veterinários, que zelam pela alimentação, a saúde física e mental e habitat dos animais. Também conta com tratadores especializados na manutenção dos recintos e manejo das espécies.

 

     Os animais são abrigados em ambientes que reproduzem seu habitat natural e encontram-se confinados de três formas: individual, em casais e em comunidades.

 

      O local funciona também como um centro de referência da região para abrigo de animais não sadios provenientes de doações, vítimas de acidentes e maus tratos, recebendo em média 200 animais por ano, que após receberem cuidados biológicos e veterinários, e serem submetidos à avaliação física, sanitária e psicológica é constatado se tem ou não condições de ser reintroduzido na natureza.

 

       O custeio do Zoológico é mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

 

       O Zoo-VR recebe mensalmente cerca de 6000 visitantes, dentre estes centenas de estudantes de ensino fundamental, médio e idosos de todo região.

ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

Rua 93C nº. 1171 - Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ | CEP: 27260-140

Tel: (24) 3350-7061 | zoologico@epdvr.com.br