
SMPPM Participa do 1º Seminário Regional do Médio Paraíba da Rede Cegonha
- Detalhes
- Criado em Quarta, 13 Agosto 2014 19:56
- Última atualização em Quarta, 13 Agosto 2014 20:00
- Publicado em Quarta, 13 Agosto 2014 19:56

Nesta quarta-feira dia 13 de Agosto de 2014, a Secretaria Municipal de Politicas Públicas de Volta Redonda participou do 1º Seminário Regional do Médio Paraíba da Rede Cegonha, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Comissão Intergestores Regional (CIR) do Médio Paraíba, de 9h às 13h, no auditório da UFF- Campus Aterrado. Com o objetivo de estimular os profissionais, professores e alunos dos municípios da região na área de atenção à saúde materna infantil para o uso das boas práticas no pré-natal, parto e nascimento.
Seminário este direcionado aos profissionais, da rede de atenção, das maternidades, estudantes da área de atenção à saúde materno-infantil, e aos gestores dos dozes municípios da região do Médio Paraíba, formada por Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.
REDE CEGONHA- Instituída pelo Ministério da Saúde, a Rede Cegonha atua como um modelo de atenção para a organização da rede de atendimento à saúde da mulher e da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. “A implantação desta rede pretende assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável”, explicou Sônia Regina, enfatizando que essas ações terão como principal impacto a redução da mortalidade materna e infantil.
A Mesa de abertura foi composta pela representante do Ministério da Saúde Rosane Siqueira, a representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), Amanda Almeida Mudjalieb, Dr Rosa Maria de Jesus, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda e as outras Secretarias de Saúde. E a representante do Conselho de Saúde de Volta Redonda, Luzia Aparecida da Silva Quintino.
A contextualização da Rede Cegonha no Médio Paraíba foi feita pela Assessora Técnica da área de saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), Amanda Almeida Mudjalieb. Apresentando as portarias, documentações, leis e estruturação instituídas para as maternidades. As cidades pólo do Médio Paraíba da Rede Cegonha são: Barra Mansa, Resende, Volta Redonda e Valença.
Em seguida, a mesa redonda do evento que abordou o tema Boas Práticas no Pré-natal, Parto e Nascimento – que teve como moderadora a Diretora do Hospital São João Batista.
O primeiro palestrante foi o diretor clínico da maternidade Sofia Feldman, de Belo Horizonte, João Batista Marinho de Castro Lima, que com toda a experiência com a temática: Boas práticas na Assistência ao Parto – uma abordagem baseada em evidências.
A segunda a palestrar foi a consultora do Ministério da Saúde da Política Nacional de Humanização do Estado do Rio de Janeiro, Leda Amar de Aquino, Médica Pediatra que tem como principio em sua palestra a Política Nacional de Humanização.Nesta Política um dos princípios deve ser o vinculo mãe e bebê nos primeiros minutos de nascidos.
Por ultimo foi a enfermeira Obstetra da Casa de Parto David Capistrano de Realengo /RJ, Edymara Tatagiba Medina que também em sua fala apresentou leis, diretrizes, resoluções e portarias.
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos
Rua Antônio Barreiros, nº 232, 2º andar, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda/RJ
Tel: (24) 3339-9215 | E-mail: dayse.penna@voltaredonda.rj.gov.br