Conselho de Arquitetura e Urbanismo registra profissionais de Volta Redonda
- Detalhes
- Criado em Sexta, 12 Julho 2013 14:14
- Última atualização em Terça, 23 Julho 2013 14:25
- Publicado em Sexta, 12 Julho 2013 14:14
Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio (CAU-RJ) estiveram nesta quinta-feira e sexta-feira (dias 11 e 12) fazendo o registro dos profissionais de arquitetura e urbanismo de Volta Redonda e região do Médio Paraíba. O trabalho vem sendo realizado no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento – Avenida Paulo de Frontim, 457, 2º andar, Volta Redonda – das 8h às 15 horas, onde o Conselho está fazendo e entregando as carteiras profissionais com foto, assinatura digital, aos profissionais. Segundo informou a gerente técnica do Conselho(CAU-RJ), Adriana Aluotto, são 307 arquitetos na cidade, 17.500 registrados no estado, sendo 14.500 em atividade no estado, em pleno exercício.
O CAU fez um atendimento móvel para todos os arquitetos e urbanistas da região do Médio Paraíba. Os profissionais poderão fazer a coleta de dados biométricos – assinatura, fotografia e impressão digital – bem como retirar carteiras que foram devolvidas pelos Correios e estão em nossa sede, evitando, assim, que se desloquem até a capital. A carteira pode ser retirada pelo próprio profissional ou por terceiros, mediante apresentação de procuração simples e documento de identidade. No site (www.caurj.org.br), é possível checar se a carteira está entre as que foram devolvidas pelos Correios – informa o Conselho no seu site.
A iniciativa é uma parceria entre o CAU/RJ e a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Planejamento. O atendimento móvel foi feito no dia 11, de 11h às 17h, e nesta sexta-feira, dia 12, das 8h às 15h, na Avenida Paulo De Frontin, 457, Aterrado, Volta Redonda. Mais informações para a categoria dos arquitetos e urbanistas pelos telefones (21) 2524-8004 e 3916-3925 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Adriana explicou que os profissionais com pendências junto ao CAU-RJ foram avisados por e-mails da atividade que o Conselho Estadual dos Arquitetos e Urbanistas poderiam comparecer ao município nos dias específicos para a regularização profissional..
Eles estão saindo do CREA(Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) de forma espontânea, para a filiação junto ao CAU, que foi regulamentado pela lei federal 12.378, de 31/12/2010, sancionada pelo ex presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A mudança de órgão de defesa atende a nova legislação para esses profissionais. Segundo a nova legislação, são atribuições do arquiteto urbanista a supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica de projetos, coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação, estudo de viabilidade técnica e ambiental, assistência técnica, assessoria e consultoria, direção de obras e de serviço técnico, vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem, desempenho de cargo e função técnica, treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária.
Os arquitetos e urbanistas estão aptos para a assinatura de todos os projetos urbanistas, divulgando junto o Registro de Responsabilidade Técnica(RRT) no projeto a ser executado: “O Registro de Responsabilidade Técnica é um documento importante que serve de amostra para a sociedade e para o conselho, que tem a finalidade de fiscalizar a execução da obra e o exercício da profissão”, afirmou Adriana. Segundo a gerente técnica do CAU RJ, a Lei federal 12.378 define as atividades do arquiteto e urbanista nos projetos, somente ficando de fora dos projetos de grandes obras como pontes, viadutos, que são da competência dos engenheiros os cálculos estruturais para essas grandes obras em estradas: “Todos os projetos podem ser assinados por arquitetos e urbanistas e outros projetos podemos estudar resoluções para compartilhar áreas de atuação. A nossa luta é que todos os projetos sejam assinados somente pelos arquitetos urbanistas e verificar o que podemos compartilhar com outras áreas”, frisou.
Em Volta Redonda, os arquitetos e urbanistas já assinam os projetos de obras públicas no município, de acordo com a informação da Secretaria Municipal de Planejamento. Uma reivindicação do CAU RJ que já é cumprida no município. Quem não atendeu o comunicado para o registro junto ao Conselho terá que comparecer à sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro, situado na Rua Evaristo da Veiga, 55, 21º andar, centro. O telefone do CAU RJ é (DDD 21) 2524 8004. Não existe na agenda outra visita à Volta Redonda ou região nos próximos meses. Com a criação dos CAUs, federal, estaduais e municipais, os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com a saída dos arquitetos e urbanistas, passaram a se denominar Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia(CREAs). Os arquitetos e urbanistas têm nos CAUS (Conselhos de Arquitetura e Urbanismo) o local próprio para a defesa profissional da categoria.
Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão
Av Paulo de Frontin, nº 457 - Aterrado | CEP: 27215-310
Tel: (24) 3339-9231 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.