Comitê Municipal de Saneamento Básico toma posse

Os integrantes do Comitê Municipal de Saneamento Básico (CMSB) tomaram posse nesta quarta-feira (dia 28), em uma cerimônia realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, do secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, entre outros. O comitê é o responsável por discutir e acompanhar a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Ambos os planos serão elaborados pela empresa Ecologus Engenharia Consultiva Ltda., que venceu a licitação para a elaboração dos documentos, que atendem a uma exigência da legislação federal.

O secretário municipal de Planejamento detalhou o processo para a implantação do grupo que vai elaborar o Plano de Saneamento Básico, ressaltando que a integração das políticas públicas na área de saneamento tornou difícil encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço.

“O prazo inicial dado pelo Governo federal para a implantação dos planos municipais de saneamento e de gerenciamento de resíduos era 2010, mas foi prorrogado duas vezes, sendo a data agora dezembro de 2014. Portanto, estamos dentro do prazo dado pelo Governo Federal. Volta Redonda estava desde 2009 tentando elaborar este plano, mas não é uma tarefa simples, não conseguimos fazer com profissionais da SMP, pela falta de tempo e pela necessidade da especialização”, disse Botelho, que completou: “O horizonte para este plano é de 20 anos. Na verdade é uma novidade para o Brasil inteiro, por isso as empresas que detém esse conhecimento estão muito ocupadas”. Ele afirmou ainda que a constituição do comitê – uma obrigação legal – é também o que legitima o Plano Municipal de Saneamento Básico. “Não existe política pública sem controle social, a prefeitura não pode fazer isso sozinha, a empresa não pode fazer isso sozinha, sem ouvir a comunidade. Para nós e para o prefeito Neto, o sucesso desse plano depende da participação do comitê”, apontou.

O prefeito Neto afirmou que o fato da empresa que ganhou a licitação para elaborar o plano ter experiência reconhecida foi um ponto muito favorável.

“Temos que agradecer aos integrantes do comitê, do governo, das associações, empresas e demais entidades por estar aqui, e estamos muito gratos e felizes pela empresa que ganhou a licitação ser capaz de fazer um trabalho como queremos, que seja referência”, disse Neto, completando: “Precisamos avançar muito, mas sempre com a participação da comunidade. E pretendemos colocar o plano em prática o quanto antes”. Logo após a posse do comitê, foi iniciada uma oficina, onde técnicos da empresa Ecologus detalharam o plano de trabalho para a elaboração do PMSB e do PMGIRS.

SITE – O secretário de Planejamento afirmou que já está em funcionamento um site exclusivo – portalvr.com/projetos/saneamento/ - para que a população acompanhe a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

“A legislação determina que se dê publicidade a todas as etapas de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, e nós optamos por utilizar um site onde estarão disponibilizados todos os documentos produzidos e a população poderá acompanhar passo a passo todo o processo”, disse Lincoln. De acordo com o secretário estão previstas, nos próximos 12 meses, quatro oficinas, três seminários locais, um seminário regional, uma consulta pública e uma audiência pública, como parte dos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Os integrantes do Comitê Municipal de Saneamento Básico (CMSB) são:

Representantes do Governo Municipal :

Secretaria Municipal de Planejamento (SMP)

•        Lincoln Botelho da Cunha

•        Juarez da Cruz Santos

•        Abimailton Pratti

Gabinete do Vice-Prefeito

•        Luiz Fernando Moura

Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP)

•        Wallace Rosa Bonanni

•        Romualdo Pereira Machado

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)