Volta Redonda capacita agentes de trânsito de forma inédita

Volta Redonda capacita agentes de trânsito de forma inédita

Curso semipresencial é inovador na gestão municipal e vai realizar aperfeiçoamento profissional para guardas municipais e equipe da STMU

 

O prefeito Samuca Silva abriu, na manhã desta segunda-feira, dia 15, a aula inaugural do Curso de Agente de Trânsito no auditório da prefeitura. O treinamento na modalidade semipresencial é inédito para os servidores e vai capacitar guardas municipais e agentes da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).

 

“Isso é inovador, demonstra que a nossa forma de gestão está dando certo e é só o inicio de uma mudança que vai se estender ainda mais. Para esse ano, temos a previsão da estruturação de equipamentos, tanto de motocicleta quanto de viaturas, o concurso da Guarda Municipal vai efetivamente sair e quero que as provas aconteçam já em abril.”, ressaltou o prefeito.

 

A novidade agradou os alunos, como o inspetor da Guarda Municipal, João Ermenegildo Ribeiro, que atua há 27 anos na corporação e valorizou o aprendizado oferecido pelo governo municipal.

 

“No nosso dia a dia, temos que ter cada vez mais conhecimento, principalmente para nós que lidamos com o público. Isso soma. Quando fiquei sabendo do curso, me voluntariei, porque o curso é válido para a vida profissional e a pessoal”, comentou João.

 

Atendendo a uma exigência da portaria de nº 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o curso tem 200 horas de carga horária e é voltado para profissionais que executem atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. Cada módulo terá avaliação presencial.

 

“Esse curso vai ser importante para a matriz curricular nacional de Guarda Municipal, que é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O treinamento tem duas vertentes: a capacitação do homem no trânsito e parte da capacitação dele como Guarda Municipal”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, lembrando que outras capacitações serão realizadas, como adestramento de cães, treinamentos de tiro, florestal, ambiental, dentre outros, para que o guarda municipal possa atuar em várias áreas.

 

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, o curso vai além de atender a parte legal, mas também trazer questões relacionadas à psicologia aplicada ao trânsito, o idioma.

 

“Tem também uma questão importante que é o foco na orientação dos condutores. O agente de trânsito não existe apenas para multar, mas também para atuar de forma preventiva e orientadora”, explicou Wellington.

 

O curso de Agente de Trânsito faz parte da iniciativa de formação de servidores municipais que está sendo articulada pela Escola de Gestão, em conjunto com a Guarda Municipal, a STMU e a Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag).

 

A Seplag está dando apoio para viabilizar o projeto Escola de Governo, que é uma iniciativa para valorizar o servidor e ofertar cursos de formação para que eles também possam exercer melhor suas atividades no dia a dia, segundo informou o secretário da pasta, Júlio Andrade.

 

“Por ser um curso semipresencial, ganhamos na hora de montar as escalas e na condição de fazer com que o servidor concilie adequadamente o seu trabalho com o aprendizado e melhoria do trabalho dele enquanto agente público”.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR

Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão

Av Paulo de Frontin, nº 457 - Aterrado  |  CEP: 27215-310

Tel: (24) 3339-9231 |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.