Festival Dança VR 2018 encanta o público e profissionais

Em dois dias, mais de 5.200 pessoas assistiram as apresentações.

Os números do Festival de Dança, organizado pela prefeitura de Volta Redonda, revelam o sucesso que fez as mais de 170 apresentações, em dois dias se danças: sábado e domingo. Mais de dois mil dançarinos, bailarinos e alunos , vieram de várias cidades para mostrar a arte da dança no teatro da FEVRE.

A prefeitura de Volta Redonda através das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Cultura e com o apoio da Fevre, premiou com medalhas todos os bailarinos e participantes. Cerca de 46 coreógrafos ganharam certificados pela dedicação e profissionalismo a cultura da dança.

Só neste domingo, 61 grupos se apresentaram desde bem cedo, cabendo aos atletas da Escola de Trampolim de Volta Redonda a abertura com estilo livre, com a coreografia Brasil Brasileiro elaborada pelo treinador e coreógrafo Thiago Anderson.

O encerramento foi com o Ballet Gacemss, Um Tango Para Elas, estilo neoclássico com Melissa Lima. A coreógrafa Tainá Almeida, 21 anos, do grupo Ritmos da Dança de Itatiaia assim definiu o espetáculo: “Eu acompanho o festival  e tanto no ano passado quanto nesse ano, notei que está totalmente diferenciado, mais bonito, organizado. Posso dizer impecável na estrutura, no desempenho, na educação dos funcionários envolvidos. É gratificante ver que Volta Redonda está inovando na cara da dança na região. Não se via até então algo tão positivo nessas mudanças, que não deixa nada a desejar se comparar a muitos festivais do país. Foi tudo muito bom, parabéns aos organizadores”, frisou Tainá.

Outra coreógrafa de três grupos diferentes, Thalia Gonçalves, disse que “o Dança VR dá visibilidade e valorização do nosso trabalho, nos fazendo melhores profissionais, mais criativos”, comparou.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, agradeceu a todos que trabalharam e contribuíram para o sucesso de público e do festival: “Este era um evento tradicional e que nós tivemos a coragem de fazer mudanças, com total apoio do prefeito Samuca Silva para dar uma nova roupagem, introduzindo conceitos de valorização dos profissionais da dança como arte, movimento. Quero agradecer a todos os profissionais da Smel, da Cultura , Fevre e de outros órgão que nos ajudaram nesta fantástica realização”, disse a secretária.

Pais e avós das crianças que se apresentaram destacaram a contribuição do Dança VR no futuro dos filhos: “O festival pode ajudar a revelar futuras bailarinas, basta que tenha um olheiro acompanhando esta nova geração que está começando. Deve ter muitos talentos aqui”, comenta  o mecânico Edmar Monteiro, 31 anos, que foi ver a filha Emeli de Freitas Monteiro, 10 anos, se apresentar.

A avó Sonia Ferreira Maia Chaves, que foi prestigiar a netinha Ana Julia Ramiro Maia, de 6 anos, também elogiou a prefeitura. “É um espetáculo muito bonito que se realiza neste  teatro. É algo muito bom para as crianças que merecem tudo isto que está acontecendo neste palco. Ajuda também a educá-las com sabedoria, com a arte da dança, a descobrir a disciplina, a desenvolver a mente para boas coisas da vida”, afirmou Sônia.

Para o prefeito Samuca Silva, o Festival, que atraiu milhares de profissionais de todo o estado, entra para o calendário da cidade, como mais uma política pública. “Essas atividades, além de promover um importante espaço para os profissionais da dança, ocupam o tempo de muitas crianças. É desta forma que queremos fazer a prevenção da violência e ao mesmo tempo oferecer possibilidades para que todos esses jovens construam um futuro melhor”, finalizou o prefeito.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Rua Carlos Marques, nº141 - Voldac | CEP: 27285-270
Tel: (24) 3339-2105 | Fax: (24) 3339-2113 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.