Smel realiza avaliação funcional de idosos

Mais de 800 pessoas da terceira idade já foram atendidas

Com o objetivo de trabalhar a prevenção, promover o bem estar e a saúde, a Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel), em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), iniciou um trabalho de avaliação funcional com os participantes ativos do projeto Melhor Idade em Movimento, que atende mais de seis mil idosos em 34 pontos da cidade. A avaliação funcional já foi feita em mais de 800 idosos.

A manhã de segunda-feira, dia 06, foi destinada a mais uma etapa de avaliação funcional. Desta vez, 120 alunos do projeto no Ginásio do bairro 249, foram atendidos. A avaliação funcional consiste em avaliar os membros superiores e inferiores e o equilíbrio dinâmico. E todos os laudos individuais e do grupo são enviados para a secretária.

“O objetivo de todos os trabalhos realizados pela Smel com os idosos da cidade é de prevenção. Além da saúde, eles são colocados no convívio social e isso facilita a interação. Os dados recolhidos pelos estudantes nos ajudam a traçar novas metas para o projeto”, disse a secretária da pasta, Maria Paula Tavares.

O prefeito Samuca Silva reforçou que o governo municipal preza pela qualidade de vida e bem estar do idoso, citando, inclusive a criação de uma secretaria específica para a terceira idade. “Este governo entende que as ações devem ser continuadas e aprimoradas”, salientou.

Segundo o professor e idealizador do projeto, José Cristiano Paes, os idosos hoje em dia estão mais ativos e atentos à prevenção. “A mentalidade mudou e os resultados são visíveis para os idosos. Atualmente, as pessoas se cuidam mais e temos visto nos idosos uma vontade muito grande de viver”, comentou.

Os alunos que praticam as atividades nos ginásios do Retiro, Vila Mury, Açude e Siderlândia, já foram avaliados e obtiveram resultados positivos. A aposentada Judacir Maria Abner conta que o projeto é muito bom e a avaliação funcional mostrou como ela está em forma.

“Consegui fazer todos os movimentos que me pediram. Não senti dificuldade em nenhum dos exercícios. Achei importante essa avaliação para testar como estava de saúde física e como estava meu equilíbrio. Por mim poderiam desenvolver ainda mais essa parte introduzindo aulas só para o equilíbrio”, comentou, já dando sugestões para o próximo ano de atividades.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação / Secom-VR

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Rua Carlos Marques, nº141 - Voldac | CEP: 27285-270
Tel: (24) 3339-2105 | Fax: (24) 3339-2113 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.