Equipe de ginástica de Volta Redonda conquista 19 medalhas no Estadual

Mesmo sem participar de campeonatos durante dois anos a equipe foi vitoriosa

Após dois anos sem participar de torneios e campeonatos, a equipe de Ginástica Olímpica de Volta Redonda retomou o caminho da vitória. O que por tempos desmotivou os alunos, hoje está se tornando um incentivo. Doze atletas, entre 8 e 12 anos, da equipe de Ginástica da cidade, participaram do Campeonato e Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim, realizado no Rio de Janeiro.

De acordo com Renata Costa, mãe da Júlia, de 14 anos, uma das atletas mais antigas da equipe de ginástica, o papel da atual gestão foi fundamental.

“A Smel pagou a pendência que tinha com a federação, para que eles voltassem a competir. A prefeitura também ajudou no transporte. Minha filha chegou a parar de treinar por não ter onde competir, isso deixou os atletas abatidos e sem esperança. Agora esse cenário mudou”, comemorou Renata.

Ao todo foram 10 alunos que subiram ao pódio e conquistaram 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. Devido a pendências com a Federação de Ginástica Artística do Rio de Janeiro a equipe ficou dois anos impedida de participar de competições oficiais.

“Tinha uma situação em aberto e ela prejudicou diretamente os atletas que ficaram durante dois anos sem participar de nenhuma competição. Isso desmotivou e fez com que alguns atletas abandonassem o esporte. Quando ficamos a par da situação, a primeira coisa que fizemos foi resolver. Fiquei encantada com a participação tão ativa dos pais desses atletas”, afirmou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.

“Após essa participação tão triunfal tenho certeza que outros estudantes serão estimulados a treinar. Os atletas se preparam para competir, esse é o objetivo e o sonho deles. Vamos capacitar mais professores para que eles possam colaborar com o trabalho já existente. Tudo que pudermos fazer para estimular o esporte, faremos”, afirmou o prefeito samuca Silva, parabenizando os atletas.

O incentivo da nova gestão e a possibilidade de participar de campeonatos fizeram com que Júlia Emerich, de 14 anos, voltasse a treinar. “Fiquei seis meses sem treinar, isso me deixou bem desanimada com o esporte. Voltei para participar do campeonato e ganhei duas medalhas. Meu objetivo é olimpíadas e o mundial, nós treinamos para isso, as competições animam e motiva a gente. Agora estou mais focada e não vou parar de treinar”, contou a atleta.

Para a iniciante em torneios e já medalhista Luanna Silvestre, de 10 anos, a apresentação foi bem proveitosa. “Quando fui chamada para subir ao pódio já sabia que nas outras modalidades iria vencer também. Ganhei três medalhas, e faço a ginástica há um ano. Melhorei também meu rendimento na escola e quero fazer isso por toda a minha vida”, afirmou Luanna.

“Já estamos trabalhando em um projeto especifico para a ginástica e no próximo ano vamos investir ainda mais e incentivar o fomento desse esporte que é olímpico”, reforçou Maria Paula.

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves / Secom VR

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Rua Carlos Marques, nº141 - Voldac | CEP: 27285-270
Tel: (24) 3339-2105 | Fax: (24) 3339-2113 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.