Academia de Ginástica do Estádio Raulino de Oliveira atende mensalmente mais de 400 alunos da terceira idade

O Estádio Municipal General Sylvio Raulino de Oliveira, um dos mais modernos do país, não oferece apenas conforto aos atletas e torcedores que vão assistir a grandes eventos esportivos. Nos dias em que não acontecem jogos, ele abriga modernos e confortáveis espaços voltados para Saúde e Educação. Um dos principais espaços é a Academia de Ginástica Dr. Eljo Candido de Oliveira, focado na terceira idade, que fica no 2° andar do estádio e que atende, atualmente, mais de 400 alunos por mês.

A academia é um complemento das atividades desenvolvidas nos programas para a terceira idade. Para utilizar o espaço é preciso ter mais de 50 anos e participar de atividades desenvolvidas em outros polos que existem em toda cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 20h. Segundo a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a academia faz parte do projeto denominado de Melhor Idade em Movimento que tem como objetivo avançar nas atividades realizadas em Volta Redonda para a terceira idade.

“Nossos profissionais estão passando por cursos de qualificação para que o atendimento à população seja de excelência. Na academia de ginástica não é diferente. Esse é um espaço muito importante para melhorar a vida da terceira idade e nós vamos trabalhar sempre focados nas ações ligadas à prevenção e de fomento ao exercício físico”,disse Maria Paula.

De acordo com o responsável pela academia e diretor de fomento ao exercício da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Leonardo de Carvalho Inácio, o objetivo do espaço é de prestar aos alunos qualidade de vida, com saúde e interação social. “O atendimento é realizado de acordo com a necessidade específica de cada aluno, através da orientação de professores especializados, com exercícios aeróbicos e de musculação”.

Leonardo explica que a musculação é um dos principais auxílios para que o corpo não sinta tanto a modificação do tempo. Os principais benefícios da musculação para os idosos podem ser vistos em pequenas melhorias: o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, portanto combate a osteoporose, fortalece o sistema musculoesquelético, evitando problemas cardíacos, além de produzir uma maior força muscular, o que se realiza na melhora da coordenação motora; diminui a pressão arterial, entre outros grandes benefícios diretamente ligados à saúde física.

“A musculação para a terceira idade, entre outras conquistas, melhora o desempenho de tarefas diárias. A atividade diminui o risco de quedas durante uma simples caminhada e preserva uma vida mais independente, cheia de disposição. A musculação é uma das melhores atividades que os idosos podem desempenhar”, salientou o diretor.

Segundo o professor Carlos Henrique Pereira as sextas-feiras são reservadas para avaliação dos iniciantes. Nesse dia eles aprendem a utilizar os aparelhos, através um atendimento individualizado. “Com o passar dos anos vamos perdendo o tônus muscular e aqui retardamos esse problema. Cada aluno recebe orientação de como utilizar os aparelhos e os benefícios que eles trazem para a sua saúde”, explicou Carlos.

A aposentada Alvani de Carvalho, 67 anos, moradora do Aterrado acaba de se matricular na Academia de Ginástica. “Estou preocupada com meu tônus muscular. Não estou pensando em estética. É para ter qualidade de vida. Tenho artrose e artrite nos joelhos e contar com esse espaço vai mudar a minha vida”.

Para a dona Maridéa Fonseca de Oliveira, 76 anos, aposentada, moradora do bairro Sessenta, fazer musculação foi uma das melhores escolhas que ela fez na vida. “Frequento essa academia há cerca de oito anos. Eu era completamente sedentária. Atualmente, ando bem, faço minhas atividades. Exercício é primordial”, conclui.

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Rua Carlos Marques, nº141 - Voldac | CEP: 27285-270
Tel: (24) 3339-2105 | Fax: (24) 3339-2113 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.