Etapa Regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica): Modalidade Prática - Colégio João XXIII
Aconteceu no dia 12 de agosto a Etapa Regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica): Modalidade Prática, em Cabo Frio – RJ, na Região dos Lagos. O evento aconteceu no Campus do IFF (Instituto Federal Fluminense) e contou com a participação de 66 equipes inscritas, e de diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro.
Um grupo de 8 alunos do Colégio João XXIII, da Fevre, liderados pelo Professor Frederico Pitassi e divididos em duas equipes, Speed Robot e Robótica João XXIII, representaram com orgulho o município de Volta Redonda, obtendo ótimas classificações, ganhando inúmeras medalhas e conquistando pela primeira vez o Troféu Inovação/Robustez, dado a melhor equipe na construção e produção de um robô, de forma inovadora e consistente, para a resolução das missões e conquista de pontos em diversas plataformas.
As equipes foram divididas em nível 1, alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, e nível 2, que foi onde o único time de Volta Redonda participou, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Técnico. Todo o evento foi analisado e pontuado, desde o cadastramento das equipes e entrada na sala de treinamento, até 3 rounds práticos na arena de competição, lembrando que o técnico não pode interagir com a equipe. Os estudantes concorreram e tentaram pontuar da melhor maneira possível em pistas diferentes, com inúmeros obstáculos e desafios, com robô totalmente autônomo, e que recebe a difícil tarefa de resgatar vítimas sem interferência humana, simulando assim um ambiente real de desastre.
Sobre o Troféu conquistado, o Professor Frederico disse: “Durante o evento as equipes são submetidas a uma avaliação, de código de programação, de montagem do robô, escolha de peças, e devem explicar todo o processo, desde a proposta inicial no primeiro dia de aula, até o objetivo de cada item utilizado na construção e realização das tarefas. Essa conquista representa muito do que é o nosso trabalho, realizado desde 2015 no Colégio João XXIII, com apoio institucional da Fevre. É uma conquista de toda a comunidade escolar, onde pontua o processo de desenvolvimento do dia a dia da robótica, e visa através desses protótipos ajudar a sociedade.”
A aluna Beatriz Gonçalves Fernandes, da turma 901 (Colégio João XXIII) conta sobre a sua experiência em participar da OBR: “Para mim foi uma experiência muito diferente, nunca tinha ido em Cabo Frio, foi um evento muito competitivo, estávamos bem nervosos com o que iríamos ter pela frente, mas fomos bem recebidos pela coordenação, o que acabou nos ajudando bastante. Os juízes também merecem destaque, aos poucos melhoramos nossa nota, e ainda fomos convidados a interagir em um jogo de realidade virtual que foi muito produtivo. Quando ganhamos, fiquei realizada, trabalhamos muito para isso, nós ganhamos muito mais que troféu e medalhas, ganhamos experiência, saímos diferentes! Acredito que no futuro teremos ainda mais capacidade de estar em alto nível!”
O Colégio João XXIII/FEVRE agradece pela determinação e empenho da equipe e ao Professor Fred, pela dedicação. Foi o único colégio de Volta Redonda a participar do evento e esta oportunidade só foi conquistada, tendo em vista o apoio da Fevre, na pessoa do Presidente, Caio Teixeira.
Este processo de aprendizado na robótica está apenas começando e já nos enche de alegria!.
Fundação Educacional de Volta Redonda
Rua 154 n°783 - Laranjal - Volta Redonda - RJ | CEP 27255-085
Tel: (24)3511-3636 | Email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.