Secretaria da Mulher forma a 2ª turma na Oficina de Desenvolvimento Humano
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- Publicado em Quinta, 26 Julho 2018 08:38
Secretaria da Mulher forma a 2ª turma na Oficina de Desenvolvimento Humano
Curso ensina a mulher a usar o seu potencial nas relações pessoais e no empreendedorismo para uma vida melhor
A secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda diplomou mais um grupo de 20 mulheres que fizeram a Oficina de Desenvolvimento Humano. A primeira turma de um grupo de 30 mulheres ocorreu no ano passado, quando a parceria começou pelo projeto piloto Movimento Mulher da secretaria. Em média, a oficina dura 10 semanas, todas as quartas-feiras, das 14 às 16 horas.
Dayse Penna, secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, comentou o projeto. “No trabalho que fizemos ano passado, ‘Diagnóstico com as Mulheres de Volta Redonda, tivemos o reconhecimento sobre o que mais afligia as mulheres, em primeiro lugar era a desvalorização, a falta de respeito que elas sentiam. Para dar uma resposta, realizamos a primeira edição deste projeto, quando formamos 30 mulheres que se inscreveram no curso da secretaria com a coach Karina Calmeto, uma treinadora profissional que ajuda a mulher descobrir os seus valores, todo o seu potencial, a se dar o respeito”, comparou Dayse.
Gisele Lucas Amaral, de 40 anos, professora municipal, falou da evolução que conseguiu. “É um momento único, emocionante, porque a gente aprende a se motivar, a acreditar mais que somos capazes de buscar novos rumos na vida para melhor”. Quem concordou com ela foi Vânia da Silva, de 45 anos, moradora do Volta Grande IV. “Eu vim com uma expectativa e a oficina é bem mais abrangente. Aprendi que temos que valorizar o nosso conhecimento, acreditar em si própria. Eu vivia muito no meu mundinho perto de casa. Agora reconquistei a motivação, minha visão de mundo foi ampliada”, comparou Vania.
Afonso Gonçalves, fotos de Geraldo Gonçalves
CAU da prefeitura de Volta Redonda recebe capacitação
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- Publicado em Quinta, 26 Julho 2018 17:53
CAU da prefeitura de Volta Redonda recebe capacitação
Atendentes da Central de Atendimento Único participaram da capacitação realizada pelo CVV auditório do SAAE
A Central de Atendimento Único de Volta Redonda (CAU) participou nesta quarta-feira, dia 25, de uma capacitação realizada pelo Centro de Valorização a Vida (CVV), em parceira com a secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos. A CAU atende diversos tipos de ligações, e a capacitação visa preparar a equipe para informar à população quais as medidas devem ser tomadas, melhorando a qualidade do atendimento, principalmente em casos ligados a violência.
Segundo a coordenadora da Central de Atendimento Único, Paola Mazilli, a capacitação veio da necessidade de estar preparado para todas ligações recebidas. “A escolha da capacitação para equipe é buscar a melhoria no atendimento. Essa parceria com CVV e SMIDH aconteceu porque em nosso dia a dia atendemos diversos assuntos, onde muitos necessitam de uma sabedoria da equipe para lidar com o solicitante na ligação, sabendo entender o que a pessoa está passando para que possamos ajudar, da melhor forma, a população de Volta Redonda”, falou.
Participaram da capacitação 17 atendentes da central. Além de questões de atendimento, as palestrantes Jussara de Mello Peixoto e Maria Nazaré Ferreira, contaram um pouco sobre a importância do Centro de Valorização a Vida. “O atendimento é nacional, qualquer pessoa no território pode ligar através do número 188 e pedir ajuda. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos e nosso objetivo é mostrar que o atendente precisa ser capacitado, para trabalhar o problema do outro, sendo empático”, contaram.
O prefeito Samuca Silva, destacou a importância do serviço para a população. “A capacitação ajuda diretamente na forma em que vamos atender a população. A CAU atende muitas mulheres vitimas de violência, e nós temos que nos capacitar para atender da melhor forma essa pessoa, principalmente para indicar qual é o melhor caminho. Temos que ter sensibilidade para tratar de diversos assuntos, por isso se capacitar e cuidar dos profissionais envolvidos é muito importante”, enfatizou.
O telefone da Central de Atendimento Único é (24) 3339-9073 / 3339-9216, além dos telefones de emergência 190 (Polícia Militar); 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal). As mensagens via WhatsApp devem ser enviadas para os celulares (24) 9-9300-2786 ou 9-9963-0090 (mensagens de emergência), porém a CAU lembra que estes números não estão programados para receber ligações, apenas mensagens e imagens via WhatsApp.
Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves
Prefeitura de Volta Redonda realiza campanha “Só quem sente, sabe”
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- Publicado em Quinta, 26 Julho 2018 17:55
Prefeitura de Volta Redonda realiza campanha “Só quem sente, sabe”
Motoristas, cobradores e despachantes participaram da ação
Objetivo é a conscientização no transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da STMU (secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana) realizou nesta quinta, dia 26, na Ilha São João, no CET (Centro de Educação no Trânsito) mais um treinamento voltado para motoristas e cobradores de ônibus. A ação, chamada de "Só quem sente, sabe", envolveu 45 profissionais e vai continuar nos dias 9 e 23 de agosto, quando uma nova equipe também passará pela capacitação. O principal objetivo é a conscientização no transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas.
Segundo a STMU (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana), a expectativa é que todos os motoristas e cobradores passem pela capacitação. O objetivo é que a campanha envolva outros públicos também, como os ciclistas, pedestres, motociclistas e os motoristas. O espaço na Ilha São João será utilizado de forma continuada. A intenção é realizar diversas ações que sensibilizem e se tornem uma prática constante o respeito no trânsito.
Samuca Silva, o prefeito de Volta Redonda, destacou que a segurança no trânsito e no transporte das pessoas exigem atenção e cuidados especiais.
“Essa ação de conscientização faz parte da campanha Maio Amarelo, que começou em maio. Espero que os profissionais convidados para participar aproveitem a oportunidade e que realmente fiquem a par da importância desse treinamento. A população merece a nossa atenção e respeito e essas ações sempre terão o apoio do nosso governo”, frisou Samuca Silva.
“Só quem sente, sabe”
Durante o treinamento, motoristas e cobradores se sentaram em cadeiras de rodas; utilizaram óculos especiais, que simulavam pessoas com deficiência visual; e usaram acessórios, que dificultavam a locomoção, simulando pessoas idosas com dificuldades para subir no ônibus.
A motorista de ônibus Joana D´arc Ribeiro utilizou óculos, que simulavam uma pessoa com deficiência visual. “A sensação é horrível. Eu nunca tive nenhum problema de visão e fazendo esse treinamento a gente realmente se coloca no lugar de quem passa por essa situação todos os dias. Eu sempre procuro ajudar, dentro do possível. Acho muito válido esse treinamento”,comentou a motorista.
“Temos que ter paciência sempre, pois no dia a dia as pessoas podem esquecer que um dia também podem passar por essa situação”, disse Ubiratan Ferreira, despachante.
Thiago Lopes da Silva é cadeirante e gerente na STMU. Ele participou do treinamento. “Nossa esperança é que um dia todos tenham essa consciência e realmente se coloquem no lugar de uma pessoa portadora de necessidade especial ou idosa. Todos merecem o respeito e atenção. Por isso vamos prosseguir com a campanha”, frisou Thiago.
Por Simone Freitas, com fotos de Gabriel Borges
Cooperativas participam da exposição ‘A Coleta Seletiva e Você’ em Volta Redonda
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- Publicado em Sexta, 27 Julho 2018 08:40
Cooperativas participam da exposição ‘A Coleta Seletiva e Você’ em Volta Redonda
Além da exposição, foram apresentadas palestras e oficinas de capacitação
A exposição ‘A Coleta Seletiva e Você’, realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SMS) e Planejamento, Transparência e Modernização de Gestão (Seplag), em parceria com a empresa Transpetro, da Petrobras, foi realizada nesta quinta, dia 26, no auditório da Seplag. O evento, que contou com a participação das cooperativas de resíduos sólidos de Volta Redonda, tem como objetivo a coleta de material descartado e as possibilidades de utilização para os mesmos. Além da exposição também foram realizadas palestras e oficinas de capacitação.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou a importância deste programa ambiental. “Nossa gestão está oferecendo todo o apoio necessário, em estrutura, para que as cooperativas estejam consolidadas. É um trabalho muito importante para a sociedade e ainda gera renda aos associados, retirando do meio ambiente o lixo reciclável e transformando-o em um bem econômico para as famílias”, frisou o prefeito.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, “a capacitação das cooperativas de catadores e catadores individuais melhora o processo de coleta seletiva e o dia a dia das cooperativas”, disse. Quem concorda com ela é o secretário interino de Planejamento, Transparência e Modernização de Gestão, Enock Azevedo. “É muito importante a participação dos cooperados nessa capacitação. Essa parceria entre as secretarias e a Transpetro é importante para levar conhecimento aos cooperados”, contou.
O integrante da cooperativa Folha Verde, Euvaldo Luiz Santana, 58 anos, elogiou a capacitação ambiental. “É importante para que as pessoas possam enxergar fora da caixinha, não ficar esperando acontecer. Pela nova lei, o lixo tem que ter um compromisso da sociedade, do grande gerador, do município, utilizando a reciclagem, a reutilização. Temos que fazer o dever de casa, tirando-o do meio ambiente”, comentou.
Segundo ele, o prefeito Samuca Silva, deu o exemplo para os outros 92 municípios no estado do Rio de Janeiro: “Em dezembro passado, o prefeito Samuca ganhou o prêmio de prefeito amigo dos catadores de resíduos sólidos. Volta Redonda é a única cidade no Estado onde a prefeitura assinou um contrato de incentivo ao trabalho das cooperativas, fundamental para o meio ambiente e isso é muito importante”, comparou Euvaldo.
Por Afonso Gonçalves, com fotos de Gabriel Borges
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