Academia da Vida Oscar Cardoso comemora 12 anos

Cerca de 250 alunos dos 700 que frequentam hoje a Academia da Vida Oscar Cardoso participaram na tarde desta quinta-feira (dia 10) da festa de aniversário de 12 anos da instituição. A comemoração foi na sede da academia – conhecida como a sexta escola da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) – que funciona no Acesso Laranja do Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira. E durante o evento, o presidente da fundação, José Luiz de Sá, em nome do prefeito Antônio Francisco Neto, anunciou o principal presente para os alunos da Academia da Vida: “Vamos comprar novos computadores para reformar e modernizar o Laboratório de Informática”, afirmou Sá, acrescentando que o sucesso da escola é tanto que há uma preocupação com a ampliação do espaço para posteriormente aumentar o número de vagas.

Ele também elogiou o trabalho da atual diretoria da academia, que tem à frente Andiara Dias, como diretora, e Ana Teresa Seraphim, como vice-diretora, completando quatro anos em 2014. Em seu discurso, Andiara disse que pretende sair da diretoria para um dos bancos como aluna da Academia da Vida, mas nunca se afastar da instituição. Também prestigiaram a festa de aniversário da escola a secretária municipal de Cultura, Rosane Mendonça, e o assessor especial do prefeito Neto, José Eduardo Resende.

A FESTA – Durante as comemorações houve um grande baile, que contou com presenças ilustres, com alunos do curso de teatro da academia caracterizados como personalidades da nossa cultura, como Jorge Amado, Zélia Gatai, Chiquinha Gonzaga e Carmem Miranda. Simultaneamente aconteceu uma feira de troca e apresentação de palhaços do curso de teatro.

Entre os convidados estavam Marlene dos Santos Fonseca, que está há cinco anos na academia e Maria Aparecida da Costa, que frequenta a escola há três anos. Elas são tia e sobrinha, apesar de terem quase a mesma idade. Marlene, a mais falante, afirmou que a Academia da Vida a tornou criança novamente. “Tenho muita disposição, quase não vou a médico e não tomo remédios, além de estar atualizada. Conhecendo tudo isso, quis mostrar para minha sobrinha”. Já o casal Wilson e Sônia Nogueira estão na Academia da Vida há apenas um ano e se sentem em casa. “Foi uma decisão acertada. Viemos juntos, fizemos muitos amigos, aprendemos muito. Temos três filhos criados e seis netos. Aqui aproveitamos a nossa vida como casal”, afirmou Wilson.

A ACADEMIA – A Academia da Vida oferece a alunos com idade acima de 60 anos aulas de Português, Mundo Contemporâneo, Programa de Saúde, Informática, Arte e Teatro. Além de Curso de Alfabetização e Cursos de Extensão como o de Bem-Viver na Terceira Idade, o de Formação de Agentes Educadores Comunitários, o Programa de Apoio ao Voluntariado, além de Oficinas de Criação, Coral e Dança.  Hoje, a Academia da Vida tem em torno de 700 alunos que utilizam as 720 vagas oferecidas para a comunidade. Os frequentadores são divididos em 22 turmas nos turnos da manhã e tarde.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444