Veterenos da Academia da Vida voltam às aulas na segunda-feira (dia 10)

Os alunos veteranos da Academia da Vida Oscar Cardoso vão retornar às aulas na próxima segunda-feira (dia 10). Neste dia serão recebidos pela direção e professores da escola especializada para a terceira idade cerca de 523 alunos. Já o início de aula para os novos alunos acontecerá no dia 10 de março. Segundo a diretora da Academia da Vida, Andiara Dias, começarão a estudar nesta data mais 100 alunos novos, já matriculados.

“Os veteranos estudam na instituição há alguns anos. E neste período, cerca de um mês antes, nós os preparamos para receberem os novos alunos. Na segunda e na terça-feira, vamos ter a recepção dos alunos e na quarta-feira (dia 12), as aulas começam efetivamente”, explicou a diretora, ressaltando que a academia tem 800 vagas em diversos cursos dirigidos para os idosos e alguns alunos participam de mais de uma atividade.

Os alunos entram na Academia da Vida e são matriculados no Curso Básico de Atualização, que dura dois anos. Neste período eles aprendem português, saúde, arte, informática, teatro e informações do mundo contemporâneo. “Alguns novatos entram na alfabetização, enquanto outros já vão direto para a atualização básica”, afirma a diretora, acrescentando que durante toda esta semana a direção e os professores participam de reuniões diárias para acertar os detalhes do retorno das aulas.

Andiara lembra ainda que os alunos estudam por muito tempo na Academia, pois fazem cursos de extensão para aprofundar o aprendizado. “Temos as aulas de Bem Viver, que trata de assuntos relativos à saúde, Mundo Contemporâneo II, Informática II, oficinas de Literatura e a Formação de Agentes Educadores Comunitários (Faec), onde o aprendizado deles é passado a funcionários de outras instituições pelas quais somos convidados”, conta a diretora.

“Nós ensinamos e aprendemos muito com os nossos alunos. Mais do que uma escola, aqui se ensina para vida. Nós temos muito orgulho em manter um projeto tão importante como este. A ideia de criar a escola foi do jornalista Oscar Cardoso que se preocupava muito em oferecer oportunidades para a terceira idade”, relata a diretora. Todos os alunos recebem da prefeitura uma pasta com materiais escolares, lanches diários e uniformes compostos por duas camisas e um conjunto de frio – casaco e calça.

A Academia da Vida Oscar Cardoso foi criada há 12 anos, tem 15 funcionários, é mantida pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda e todos os professores da escola são concursados pela Fundação Educacional de Volta Redonda. (Fevre).

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444