Eventos da Secretaria Municipal de Cultura tiveram público de mais de 200 mil pessoas em 2013

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulgou um balanço das suas atividades em 2013: com mais de 60 eventos diferentes realizados – alguns com mais de uma edição – um público de mais de 220 mil pessoas participou das atrações oferecidas pela secretaria e seus parceiros. Entre as atividades organizadas pela SMC estão o Encontro de Folia de Reis, que tradicionalmente abre o calendário cultural, em janeiro, os shows do aniversário da cidade, em julho, e as festas do mês das crianças, em outubro. Uma das mais antigas revindicações da classe cultural de Volta Redonda, a Conferência Municipal de Cultura, foi realizada em julho, elegendo delegados para participar das conferências estadual e nacional, que definiram diretrizes para as políticas públicas de incentivo à cultura.
    “Destacamos também o Festival de Cultura no mês de agosto, com a venda de livros mais baratos durante um mês, quando aproveitamos a oportunidade para divulgar os artistas locais com teatro e saraus com bandas. Outro fato importante foi poder participar da estrutura da Jornada Mundial da Juventude, junto com o aniversário da cidade, por coincidência. Também fizemos uma extensa programação na Semana da Consciência Negra, quando tivemos muitas atrações no Memorial Zumbi dos Palmares”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Rosâne Gonçalves.
De acordo com a secretária, outro evento que deve ser destacado nas atividades culturais em 2013 é o VR do Rock, muito aguardado pelo público jovem. “O prefeito Neto nos pediu para fazer o resgate do público jovem para a Cultura e foi o que começamos com o VR do Rock, um festival que levou cerca de 15 mil pessoas à Ilha São João, com a participação de dezenas de bandas locais e grandes atrações nacionais. E tudo foi decidido com a participação direta dos jovens, a secretaria montando o evento junto com eles”, disse Rosâne, que destacou ainda as parcerias para projetos culturais, feitas com entidades como a Firjan e empresas como a Light.
    A secretária afirmou que o público que compareceu em massa aos eventos no ano passado pode aguardar grandes novidades para 2014.
“Para começar 2014, além do belíssimo Encontro de Folias de Reis, que foi realizado no dia 4 de janeiro na Ilha São João, abrindo o nosso calendário oficial, vamos fazer um carnaval bem colorido, animado, com maior incentivo aos blocos de rua e com bandas bem animadas”, disse Rosâne, acrescentando: “Entre outros projetos, queremos realizar este ano uma Bienal do Livro na Ilha São João e paralelo a ela, vamos fomentar a cultura trabalhando com poesia, grafite, saraus, teatro, e shows com os artistas locais. Volta Redonda tem grandes talentos, e acho que a população cada vez toma consciência disso, ao participar dos eventos culturais”.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444